Menino de ouro João Félix encanta o mundo com exibição no Atlético

Um golo e duas assistências ajudam At. Madrid a golear o Real Madrid (7-3) nos EUA.

28 de julho de 2019 às 01:30
João Félix Foto: Getty Images
Murros e empurrões levaram às expulsões de Diego Costa e Carvajal Foto: Getty Images
João Félix estreou-se a marcar pelo At. Madrid, em jogo da International Champions Cup Foto: TF-Images/Getty Images

1/3

Partilhar

João Félix é o nome do momento no futebol mundial. O jovem jogador do At. Madrid foi decisivo na goleada (7-3) sobre o Real Madrid. Fez um golo, duas assistências e raramente falhou um passe, numa exibição quase perfeita e que mereceu rasgados elogios, sobretudo em Espanha.

"Quando, aos 19 anos, dás um baile destes ao teu maior rival, significa que o teu valor é elevado", escreveu o jornal ‘Marca’, sobre aquele que muitos consideram ter sido o melhor jogo de pré-época da história do futebol. "Vai ser uma estrela mundial. Terá de ser regular, mas a classe está lá", sublinhou o diário desportivo espanhol.

Pub

Também o ‘As’ fez questão de elogiar, e muito, a exibição do jogador português. "O Real Madrid só o conseguiu travar com faltas. Mostrou detalhes de autêntico craque mundial". Nos Estados Unidos, João Félix começou a brilhar logo no primeiro minuto, com um passe que permitiu a Diego Costa ficar isolado e fazer o 1-0. Pouco depois, estreou-se mesmo marcar com a camisola dos ‘colchoneros’.

Antecipou-se a Marcelo na grande área e desviou de pé direito para o 2-0, aos oito minutos. Antes ainda do quarto de hora, o ex-Benfica podia ter feito o 3-0, mas o remate com o pior pé - o esquerdo - saiu ao lado da baliza do Real Madrid. Depois do intervalo, João Félix continuou em bom plano, com mais uma assistência para Diego Costa: o espanhol fez quatro golos e depois foi expulso.

Pub

Ao contrário do que Bruno Lage fez no Benfica, na segunda metade da última época, Diego Simeone, técnico do At. Madrid, não colocou o jovem de 19 anos no centro do ataque. Félix apareceu muitas vezes na ala direita, sobretudo quando os ‘colchoneros’ estavam a defender. Quando tinham bola no meio-campo adversário, o jogador português surgiu mais no centro do terreno. Foi considerado o melhor em campo.

A exibição do novo camisola 7 do Atlético foi tão convincente que provocou uma discussão entre Sérgio Ramos e Zidane. "Eu avisei-te", disse o capitão ao treinador do Real, culpando-o por ter deixado fugir o craque para o rival de Madrid, segundo a revista ‘Don Balon’.

O que disse a imprensa internacional

Pub

Craque na capa do ‘As’

João Félix é a figura em destaque na capa do jornal ‘As’. O diário espanhol elogiou o desempenho do português, que contribuiu para a goleada do At. Madrid com um golo e duas assistências.

João Félix foi "crucial"

Pub

O ‘Calcionews24’ (Itália) destacou a exibição de João Félix no dérbi com o Real Madrid, ao escrever que o jovem foi "crucial" para o ataque e mostrou a sua "enorme qualidade".

"Novo Ronaldo"

A agência espanhola ‘ESPN’ publicou um artigo, no qual detalhava o percurso do ex-avançado do Benfica, bem como as suas qualidades e debilidades, com o título: "Conheça ‘o novo Ronaldo’".

Pub

"Espantou o Mundo"

Os melhores lances

O jornal ‘Marca’, de Espanha, apresentou um vídeo com os melhores lances de Félix, no encontro da International Champions Cup: "Assim foi a exibição de João Félix com o Real Madrid".

Pub

Momentos do jogo

1’: Em posição central, João Félix viu a desmarcação de Diego Costa e assistiu-o para o primeiro golo.

8’: Após cruzamento de Saul, Félix foi mais rápido do que Marcelo e desviou para o 2-0 do Atlético.

Pub

10’: Em contra-ataque, Félix quase marcou. Rematou rasteiro à entrada da área. A bola saiu ao lado.

50’: Recebeu de pé direito e fez o passe de pé esquerdo para Diego Costa. Isolado, o espanhol fez 6-0.

126 milhões são o recorde neste mercado de verão

Pub

João Félix foi pago a peso de ouro e é o jogador mais caro deste mercado de verão. Foram 126 os milhões de euros desembolsados pelo At. Madrid para garantir o jovem formado pelo Benfica.

Nesta janela de transferências, o negócio que envolveu o avançado ultrapassou os valores das contratações de Griezmann (do At. Madrid para o Barcelona por 120 milhões) e de Hazard (do Chelsea para o Real Madrid por 100 milhões).

O futebolista português não é apenas o ‘rei’ deste defeso. Esta transferência tem também o valor mais elevado no campeonato nacional, é a maior compra da história do Atlético e a quarta transferência mais avultada de sempre no futebol mundial.

Pub

Em termos globais, João Félix é superado apenas por Neymar (222 milhões), Philippe Coutinho (145) e Mbappé (135). No que à Liga portuguesa diz respeito, o craque dobrou o valor daquela que é, agora, a segunda transferência mais elevada (Hulk saiu do FC Porto por 60 milhões). No Benfica, o recorde era de Raúl Jiménez (41).

Ao assinar pelo At. Madrid, João Félix ficou com uma cláusula de rescisão de 350 milhões de euros.

"Com Ronaldo isto não acontecia"

Pub

Com Cristiano Ronaldo isto não acontecia... Agora até o ‘Atleti’ se atreve a dar-nos sete" escreveu o jornalista espanhol Tomás Roncero.

Paulo Futre compara vitória ao Atlântico

"Com este talento joga em todo o lado"

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar