Ministro do Interior de França garante forças de segurança francesas preparadas para os Jogos Olímpicos

Jogos Olímpicos Paris2024 disputam-se de 26 de julho a 11 de agosto.

25 de março de 2024 às 13:25
Jogos olímpicos Paris 2024 Foto: Benoit Tessier/ Reuters
Partilhar

As forças de segurança e os serviços secretos franceses vão estar preparados para os Jogos Olímpicos Paris2024, garantiu esta segunda-feira o ministro do Interior de França, após o país ter elevado para o máximo o nível de alerta terrorista.

Três dias após o atentado em Moscovo, reivindicado pelo grupo 'jihadista' Estado Islâmico, Gérald Darmanin lembrou que a França, pela sua defesa dos "valores universais" e da laicidade, "está particularmente ameaçada, particularmente em eventos extraordinários como os Jogos Olímpicos".

Pub

"A polícia francesa, os 'gendarmes', os prefeitos, os serviços secretos vão estar prontos" para os Jogos Olímpicos, assegurou Darmanin.

O ministro do Interior realçou que a França tem "um sistema de inteligência extremamente eficaz", que evita que aconteçam atentados "quase todos os meses".

Pub

O atentado de sexta-feira na sala de espetáculos Crocus City Hall, em Moscovo, causou pelo menos 137 mortos e 182 feridos.

No domingo, o primeiro-ministro francês, Gabriel Attal, anunciou o reforço do plano de segurança do país para o nível mais elevado na sequência do ataque em Moscovo.

"Atendendo à reivindicação do atentado pelo Estado Islâmico e às ameaças sobre o nosso país, decidimos reforçar a postura Vigipirate ao nível mais elevado: urgência de atentado", indicou Grabiel Attal na rede social X, após uma reunião do Conselho de Defesa no Eliseu, presidida pelo Presidente, Emmanuel Macron.

Pub

O plano Vigipirate tinha sido reduzido em janeiro para o nível 2 ("segurança reforçada -- risco de atentado").

Os Jogos Olímpicos Paris2024 disputam-se de 26 de julho a 11 de agosto.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar