Mourinho sob alta pressão enfrenta início de ano diabólico
Benfica tem em janeiro jogos de todas as competições em que está envolvido. Pode vencer a Taça da Liga, mas também pode ficar pelo caminho na Taça de Portugal e Champions.
O Benfica de José Mourinho tem um mês de janeiro diabólico com sete jogos (ou oito), que podem ser definidores para o sucesso ou ou insucesso na época. Um cenário que se coloca após o comprometedor empate com o Sp. Braga que coloca enorme pressão no campeonato, pelo fosso já existente para os rivais diretos.
Com a conquista do título de campeão a ser cada vez mais uma miragem, o Benfica tem uma série decisões não só na Liga, como na Taça da Liga, Taça de Portugal e Liga dos Campeões. Sendo a única equipa em Portugal que está na luta por todos os objetivos (conquistou a Supertaça frente ao Sporting), os encarnados arrsicam agora o futuro nas outras frentes. Para o campeonato, seguem-se jogos com Estoril, Rio Ave e Estrela da Amadora, teoricamente mais fáceis, depois do 2-2 com o Sp. Braga que colocou a equipa a cinco pontos do Sporting e a dez do líder FC Porto.
Mas logo no início do ano há Taça da Liga. A final-four inicia-se com o Sp. Braga, com quem o Benfica empatou no passado domingo. Em caso de vitória, os encarnados defrontam o vencedor do V. Guimarães-Sporting na final, três dias depois.
A Taça de Portugal é outro dos objetivos que o Benfica persegue nesta temporada. Pelo caminho, nos quartos-de-final, terá nada mais nada menos do que um duelo no Dragão frente ao FC Porto (14/11), líder destacado do campeonato.
Por fim há a decisão na fase de liga da Champions. O Benfica venceu os dois últimos jogos (seis pontos), oque lhe permite sonhar em seguir em frente na prova (presença no play-off era o objetivo mínimo para a época). Contudo, os duelos com a Juventus (fora) e com o Real Madrid (casa) afiguram-se como montanhas difíceis de ultrapassar, até porque o Benfica precisa de fazer pelo menos nove pontos para ter a esperança de entrar nos 24 primeiros desta fase.
Para além das contas do campeão nacional, o Benfica tem outro objetivo em mente: ficar pelo menos no segundo lugar e garantir um lugar de Champions em 2026/2027. Para já esse patamar (o 2º lugar do Sporting) está a cinco pontos. Tudo isto quando o campeonato ainda não vai a meio e faltam cinco meses para o fim da época desportiva.
Treinador desafiou Rui Costa a reagir
José Mourinho mandou recados internos, logo após o jogo em Braga, no sentido de provocar uma reação do clube, no seguimento das suas críticas ao lance do golo anula a Ríos. “O clube enquanto instituição pode fazer algo ou não, podendo seguir a linha a que vamos ficando acostumados e acomodamo-nos à situação”. Uma frase desafiante para Rui Costa, que pouco depois deicidiu reagir: “Há um golo anulado para o qual não há explicação. O 3-2 é um lance que não nos parece falta. Aquele golo poderia ter dado a vitória”, disse.
Só Veríssimo fez pior do que Mourinho desde 2008
José Mourinho fez em Braga o 12º jogo de campeonato desde o regresso ao Benfica. E não se pode dizer que tenha números auspiciosos: sete vitórias e cinco empates, o que se traduz em 26 pontos ganhos e dez perdidos. É o segundo pior registo desde 2008, altura em que o espanhol Quique Flores fez igual. De então para cá só Nélson Veríssimo fez pior, quando pegou na equipa em março de 2022 e, após 12 jogos, conseguiu, tal como Mourinho, sete vitórias, mas averbou três empates e duas derrotas (24 pontos ganhos e 12 perdidos). Todos os restantes treinadores desde então (Jorge Jesus duas vezes, Rui Vitória, Bruno Lage duas vezes e Roger Schmidt fizeram melhor do que Mourinho.
PORMENORES
Salvio reage ao “roubo”
“Que vergonha!! Que roubo! Sempre Benfica.” Foi assim que Salvio, ex- jogador do Benfica, reagiu nas redes sociais ao lance entre Ríos e Vítor Carvalho que resultou no golo anulado ao Benfica como Sp. Braga.
AG para esclarecimento sobre o ‘district’
O Benfica anunciou a marcação de uma assembleia geral extraordinária para dia 3 de janeiro de 2026, no mesmo dia em que a equipa principal recebe o Estoril e que terá como ponto principal a apreciação do projeto ‘Benfica District’.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt