Empresário de Neymar confirma que PSG vai pagar 222 milhões de euros

Clube confirma despedida. PSG vai avançar para maior negócio de sempre no futebol.

02 de agosto de 2017 às 11:44
Neymar à chegada ao centro de treinos do Barcelona Foto: Reuters
Neymar à chegada ao centro de treinos do Barcelona Foto: Reuters
Neymar à chegada ao centro de treinos do Barcelona Foto: Reuters
Neymar à chegada ao centro de treinos do Barcelona Foto: Reuters

1/4

Partilhar

O empresário do futebolista brasileiro Neymar, Wagner Ribeiro, confirmou esta quarta-feira que o Paris Saint-Germain (PSG) pagará nas próximas horas os 222 milhões de euros da cláusula de rescisão de contrato com o FC Barcelona.

"O PSG pagará a cláusula de Neymar e vai apresentá-lo no final da semana", garantiu Wagner Ribeiro à entrada do aeroporto de El Plat, onde deverá apanhar um avião com o jogador e o seu pai para Paris.

Pub

Antes da viagem, o empresário reuniu-se com Neymar e o pai durante cerca de uma hora e meia para tratar dos detalhes da transferência.

Neymar foi o último a chegar ao campo de treinos do Barcelona, esta quarta-feira. A primeira pessoa a quem se dirigiu foi ao treinador Ernesto Valverde. Explicou-lhe que se vinha despedir e o treinador concordou que o melhor seria que não treinasse. De seguida, Neymar foi ao balneário e abraçou cada um dos seus companheiros de profissão. Falou com cada um individualmente, sem um discurso para o grupo. Saiu discretamente "pela porta de trás". Assim relata o diário Sport a última aparição de Neymar perante jogadores e treinadores do Barcelona.

Pub

Pouco depois, veio a confirmação oficial.

O FC Barcelona anunciou esta quarta-feira que o futebolista Neymar, apontado como reforço do Paris Saint-Germain, se despediu dos colegas no seu primeiro treino dos catalães depois de uma digressão nos Estados Unidos.

"O jogador chegou ao treino, como previsto, e comunicou aos colegas que se vai embora. O treinador [Ernesto Valverde] deu-lhe autorização para não treinar e tratar do seu futuro", disse um porta-voz do clube catalão, citado pelas agências AFP e EFE.

Pub

Numa nota no site oficial do Barcelona, o clube diz que "antes do treino matinal, Neymar Jr. transmitiu a vontade de não continuar no FC Barcelona e o clube deu-lhe permissão para não se treinar e resolver o seu futuro".

Pouco depois, o clube fez um segundo comunicado em que diz que quem quiser ficar com o jogador terá de pagar a totalidade da cláusula de rescisão.

"O jogador Neymar Jr., acompanhado pelo seu pai e representante, comunicou ao FC Barcelona esta manhã a sua decisão de sair do clube, numa reunião tida nos escritórios do clube. Perante este posicionamento, o clube remeteu para a cláusula de rescisão do seu contrato em vigor, que é de 222 milhões de euros desde 1 de julho e deverá ser paga na totalidade", lê-se num comunicado do clube catalão.

Pub

Na mesma mensagem, o FC Barcelona dá conta de que "em resposta à cobrança do prémio de renovação", os 26 milhões de euros continuam retidos num notário até que haja a resolução do caso.

"O jogador continua com contrato em vigor com o FC Barcelona, mas com a autorização temporária de não participar nas sessões de treino", rematou o clube.

Depois de ter chegado à Cidade Desportiva Joan Gamper e de se ter despedido dos colegas, o avançado brasileiro abandonou, pouco depois, as instalações do clube catalão.

Pub

Na terça-feira, o FC Barcelona tinha congelado a verba de 26 milhões de euros referente ao prémio de renovação de contrato com Neymar, para demover o futebolista brasileiro a rumar ao Paris Saint-Germain.

Os 26 milhões de euros foram acordados há um ano, quando Neymar renovou até 2021, numa altura em que já era cobiçado pelo clube parisiense.

O novo contrato previa o pagamento de um prémio de assinatura no ano seguinte e o aumento da cláusula de rescisão de 200 para 222 milhões de euros, verba que o PSG está disposto a suportar.

Pub

Depois de uma digressão aos Estados Unidos, na qual o FC Barcelona venceu o rival Real Madrid (3-2), Juventus (2-1) e Manchester United (1-0), Neymar não regressou com a equipa a Espanha, rumando à China para participar numa série de eventos promocionais.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar