Os 10 gloriosos anos de Messi

Internacional argentino está na Catalunha há 10 anos.

16 de outubro de 2014 às 16:24
Messi Foto: Albert Gea/Reuters
Partilhar

Foi no dia 16 de outubro de 2004 que o 'pequeno' Messi, ainda com o 30 nas costas, se estreou na equipa principal do Barcelona. Tinha apenas 17 anos, três meses e 22 dias. Foi o segundo futebolista mais novo a estrear-se com a camisola do 'Barça'.

Com rótulo de craque, o argentino substituiu Deco, aos 83 minutos, num jogo frente ao Espanyol, onde o internacional luso-brasileiro tinha marcado o golo da vitória, a contar para a sétima jornada da Liga Espanhola.

Pub

Desde cedo, apontado como o "novo" Maradona, Messi já bateu recordes impressionantes: é o jogador com mais Bolas de Ouro conquistadas (quatro), o que mais golos marcou num ano (91) e é o jogador do Barcelona com mais golos em todas as competições.

A impressionante carreira de Messi

Aos 27 anos, 'a Pulga', como também é conhecido no mundo do futebol, já deixou a sua marca na história do desporto rei.

Pub

Em apenas 10 anos, além das quatro Bolas de Ouro, Messi foi cinco vezes melhor jogador da Liga espanhola, por três vezes foi o atleta que mais golos marcou na mesma competição, e por duas vezes foi o melhor marcador da Taça do Rei.

Mas Messi não carimba apenas recordes em Espanha. O número 10 dos 'blaugrana' já venceu três Botas de Ouro Europeias, foi por quatro vezes o melhor marcador da Champions, em 2010 foi considerado o 'Jogador do Ano da FIFA', e em 2011 viu-lhe atribuído o prémio de 'Jogador do Ano da UEFA'.

Dez anos depois, certamente com muito futebol para jogar, Messi vai surpreender ainda bastante, tal como sempre o fez numa carreira que conta com 361 golos e 166 assistências, ao longo dos 434 jogos realizados até agora com a camisola do 'Barça'.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar