Os 10 gloriosos anos de Messi
Internacional argentino está na Catalunha há 10 anos.
Foi no dia 16 de outubro de 2004 que o 'pequeno' Messi, ainda com o 30 nas costas, se estreou na equipa principal do Barcelona. Tinha apenas 17 anos, três meses e 22 dias. Foi o segundo futebolista mais novo a estrear-se com a camisola do 'Barça'.
Com rótulo de craque, o argentino substituiu Deco, aos 83 minutos, num jogo frente ao Espanyol, onde o internacional luso-brasileiro tinha marcado o golo da vitória, a contar para a sétima jornada da Liga Espanhola.
Desde cedo, apontado como o "novo" Maradona, Messi já bateu recordes impressionantes: é o jogador com mais Bolas de Ouro conquistadas (quatro), o que mais golos marcou num ano (91) e é o jogador do Barcelona com mais golos em todas as competições.
A impressionante carreira de Messi
Aos 27 anos, 'a Pulga', como também é conhecido no mundo do futebol, já deixou a sua marca na história do desporto rei.
Em apenas 10 anos, além das quatro Bolas de Ouro, Messi foi cinco vezes melhor jogador da Liga espanhola, por três vezes foi o atleta que mais golos marcou na mesma competição, e por duas vezes foi o melhor marcador da Taça do Rei.
Mas Messi não carimba apenas recordes em Espanha. O número 10 dos 'blaugrana' já venceu três Botas de Ouro Europeias, foi por quatro vezes o melhor marcador da Champions, em 2010 foi considerado o 'Jogador do Ano da FIFA', e em 2011 viu-lhe atribuído o prémio de 'Jogador do Ano da UEFA'.
Dez anos depois, certamente com muito futebol para jogar, Messi vai surpreender ainda bastante, tal como sempre o fez numa carreira que conta com 361 golos e 166 assistências, ao longo dos 434 jogos realizados até agora com a camisola do 'Barça'.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt