Parceria Wanda/FIFA aumenta hipóteses de Mundial na China

Afirmação do líder do grupo empresarial chinês.

21 de março de 2016 às 13:31
21-03-2016_13_30_00 wanda.jpg Foto: Reuters
Partilhar

A possibilidade de organização de um Mundial de futebol na China aumentou consideravelmente após a parceria alcançada entre a Wanda e a FIFA, estimou hoje o presidente daquele grupo empresarial chinês.

Wang Jialin, um dos homens mais ricos na China, considerou que a decisão do grupo em se tornar o principal patrocinador da FIFA "aumentará as hipóteses da China receber os direitos de organizadora se o governo chinês candidatar-se".

Pub

O empresário, que falou à agência noticiosa Xinhua, disse também estimar que, até final do ano, mais três empresas chinesas serão parceiras de topo do organismo que gere o futebol mundial.

O presidente chinês, Xi Jinping, também um adepto de futebol, terá interesse em candidatar o país à organização de um Mundial, apesar dos fracos resultados da seleção chinesa, 96.ª do 'ranking' da FIFA.

Pub

O escândalo de corrupção que tem abalado a FIFA -- organismo que elegeu recentemente o ítalo-suíço Gianni Infantino para a presidência -, após as suspeições que levaram ao afastamento de Joseph Blatter, terão aberto a porta aos fundos chineses.

"Aconteceu apenas porque muitos patrocinadores cancelaram os seus contratos e outros puderam entrar", explicou Wang Jialin, em relação à oportunidade trazida agora para um investimento chinês.

No acordo com a FIFA, o grupo Wanda terá direitos de patrocínio em todos as competições da FIFA e atividades até ao Mundial de 2030, mas os termos financeiros da parceria não foram revelados.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar