Transferência de Ronaldo avaliada em 101ME

Estudo da Universidade Politécnica de Valência.

18 de abril de 2016 às 14:24
Universidade Politécnica de Valência, Cristiano Ronaldo, Lionel Messi, futebol, desporto Foto: Juan Medina/Reuters
Partilhar

Um estudo da Universidade Politécnica de Valência (UPV) avaliou em 101 milhões de euros (ME) uma hipotética transferência do futebolista internacional português Cristiano Ronaldo, menos 40 ME do que a do rival argentino Lionel Messi.

O estudo, que será objeto de análise de um curso na UPV, com o apoio do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e da Universidade de Harvard, teve em consideração múltiplas variáveis para atingir a soma de 101 ME para o avançado do Real Madrid e de 141 ME para o do FC Barcelona.

Pub

Os professores da universidade valenciana tiveram em conta o número de golos por jogo marcados pelos dois jogadores, de assistências, de cartões amarelos e vermelhos e as receitas geradas em produtos relacionados pelos dois jogadores comercializados pelos respetivos clubes.

Na componente estritamente desportiva, foram avaliados os números de Ronaldo e Messi durante a época 2014/2015 e na atual na Liga espanhola, Taça do Rei de Espanha, Supertaça espanhola, Mundial de clubes e Liga dos Campeões.

Pub

O argentino é o atual detentor da Bola de Ouro, que distingue o melhor futebolista mundial do ano anterior, troféu que conquistou por cinco vezes (2009, 2010, 2011, 2012 e 2015), contra três do português (2008, 2013 e 2014).

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar