FC Porto vence o Nice com 'bis' de Gabri Veiga e golo de estreia de Samu na Liga Europa

Partida decorre no Estádio do Dragão.

Atualizado a 27 de novembro de 2025 às 20:18
FC Porto - Nice
FC Porto - Nice
Dragões festejam golo no primeiro minuto
Farioli comenta empate em Utrecht e lamenta 'pouco sabor' apesar das oportunidades

1/4

Partilhar

O FC Porto venceu esta quinta-feira na receção aos franceses do Nice por 3-0, numa partida de domínio constante dos 'dragões' protagonizada por Gabri Veiga, que 'bisou' na quinta ronda da fase de liga da Liga Europa de futebol.

Os 'azuis e brancos' marcaram por Veiga logo aos 19 segundos, um golo que deu a segurança necessária aos portistas para depois ampliarem aos 33 minutos, novamente pelo centrocampista, e aos 61, por Samu, na conversão de uma grande penalidade.

Pub

Depois da derrota em Nottingham (2-0) e do empate na visita ao Utrecht (1-1), o FC Porto retomou os triunfos na prova, subindo provisoriamente ao quinto lugar, com 10 pontos.

Por sua vez, o lanterna-vermelha Nice agravou a série negativa de resultados na competição europeia, sem qualquer ponto somado nas cinco jornadas já disputadas.

Nas opções iniciais de Farioli, o grande destaque foi a titularidade de Deniz Gül, mais descaído no corredor esquerdo, em coexistência com Samu, bem como a presença do ex-Nice Pablo Rosario, que manteve um lugar no eixo da defesa, em dupla com Jakub Kiwior.

Pub

O início da partida foi de feição para os 'azuis e brancos', que inauguraram o marcador instantes após o pontapé de saída.

Pepê progrediu pelo corredor direito e, ganhando a linha de fundo, fez um passe atrasado para a entrada de Gabri Veiga, que rematou de primeira para o 1-0, quando o cronómetro marcava apenas 19 segundos de jogo.

O tento 'madrugador' de Veiga foi o mais rápido da história do FC Porto nas competições europeias e também sinalizou a estreia do médio espanhol a marcar em provas da UEFA, no seu segundo golo com a camisola 'azul e branca'.

Pub

Quando as bancadas do Estádio do Dragão ainda se compunham, ao sétimo minuto, os adeptos portistas sinalizaram, com um coro de aplausos, o término da final do Campeonato do Mundo de sub-17, que resultou numa inédita vitória de Portugal, diante da Áustria (1-0).

Aos 33 minutos, os 'dragões' ampliaram a vantagem novamente por Gabri Veiga, que respondeu da melhor forma ao trabalho iniciado por Victor Froholdt para 'bisar' na partida.

O jovem médio dinamarquês conduziu a bola entre vários adversários e descobriu a Veiga à entrada da área, com o galego, embalado vindo de trás, a penetrar a defensiva contrária e a disparar cruzado, de pé esquerdo, para o fundo das redes.

Pub

Na segunda metade, a toada manteve-se, com o FC Porto a conseguir gerir ritmos e manter a toada de domínio sem grande contestação por parte do Nice.

Aos 58 minutos, Gabri Veiga desenhou um ataque que resultou em falta do experiente central Dante sobre o portista Samu no interior da área, com o árbitro a apontar para a marcar de grande penalidade após revisão do videoárbitro.

Samu encarregou-se de converter o penálti que conquistou e, da marca dos 11 metros, enganou o guarda-redes Yehvann Diouf para fazer o 3-0 final, aos 61.

Pub

Numa altura em que o emblema do sul de França atravessa um momento particularmente difícil - esta foi a quinta derrota consecutiva em todas as competições -, o golo do internacional espanhol fez com que a maior parte dos adeptos visitantes abandonasse as bancadas.

Na última meia hora, com uma confortável vantagem, a equipa portuguesa não criou mais nenhuma chance de golo clara, mas também não permitiu ao adversário que o fizesse, tendo o apito final do esloveno Matej Jug servido de mera formalidade para um encontro há muito fechado.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar