Viagem do Kairat Almaty faz história na Champions. Anterior recorde era... do Benfica

Adversário do Sporting passa mais de 11 horas no avião até Lisboa.

17 de setembro de 2025 às 01:30
Jogadores do Kairat à chegada ao aeroporto de Lisboa Foto: Direitos Reservados
Jogadores do Kairat à chegada ao aeroporto de Lisboa Foto: Direitos Reservados

1/2

Partilhar

O jogo de quinta-feira entre o Sporting e o Kairat Almaty, referente à 1ª jornada da fase de liga da Champions, entra para a história da competição. E do próprio futebol europeu. Isto porque nunca antes houve um jogo entre duas equipas sediadas em cidades tão distantes entre si, nas provas da UEFA. Esta ocorrência geográfica obriga a formação do distante Cazaquistão a efetuar a mais longa deslocação do historial das competições europeias. Uma viagem de quase sete mil quilómetros (6928), de avião, o que implica um voo de 11 horas e meia, aproximadamente. De carro, a distância aumentaria para quase nove mil quilómetros e nunca menos de 90 horas de condução.

Como termo de comparação, distância entre Almaty e Lisboa é superior à da capital portuguesa a Chicago, já bem no interior dos Estados Unidos. Outra nota: Almaty fica a 275 kms da fronteira com a China.

Pub

Nas quatro deslocações do Kairat Almaty na fase de liga (Lisboa, Milão, Copenhaga e Londres) a equipa cazaque faz o equivalente a uma volta ao mundo.

Viagem do Kairat Almaty faz história na Champions: Cazaques viajam 6928 quilómetros até Lisboa

Anterior recorde era... do Benfica

Pub

Antes da viagem do Kairat Almaty a Lisboa o anterior recorde de deslocações de equipas em jogos das competições europeias pertencia ex-aequo às equipas do Benfica e do Astana, também do Cazaquistão. As duas formações defrontraram-se entre si em 2015/16, na fase de grupos da Liga dos Campeões, com jogos em cada uma das cidades, que distam entre si 6173 quilómetros.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar