Viagem do Kairat Almaty faz história na Champions. Anterior recorde era... do Benfica
Adversário do Sporting passa mais de 11 horas no avião até Lisboa.
O jogo de quinta-feira entre o Sporting e o Kairat Almaty, referente à 1ª jornada da fase de liga da Champions, entra para a história da competição. E do próprio futebol europeu. Isto porque nunca antes houve um jogo entre duas equipas sediadas em cidades tão distantes entre si, nas provas da UEFA. Esta ocorrência geográfica obriga a formação do distante Cazaquistão a efetuar a mais longa deslocação do historial das competições europeias. Uma viagem de quase sete mil quilómetros (6928), de avião, o que implica um voo de 11 horas e meia, aproximadamente. De carro, a distância aumentaria para quase nove mil quilómetros e nunca menos de 90 horas de condução.
Como termo de comparação, distância entre Almaty e Lisboa é superior à da capital portuguesa a Chicago, já bem no interior dos Estados Unidos. Outra nota: Almaty fica a 275 kms da fronteira com a China.
Nas quatro deslocações do Kairat Almaty na fase de liga (Lisboa, Milão, Copenhaga e Londres) a equipa cazaque faz o equivalente a uma volta ao mundo.
Viagem do Kairat Almaty faz história na Champions: Cazaques viajam 6928 quilómetros até Lisboa
Anterior recorde era... do Benfica
Antes da viagem do Kairat Almaty a Lisboa o anterior recorde de deslocações de equipas em jogos das competições europeias pertencia ex-aequo às equipas do Benfica e do Astana, também do Cazaquistão. As duas formações defrontraram-se entre si em 2015/16, na fase de grupos da Liga dos Campeões, com jogos em cada uma das cidades, que distam entre si 6173 quilómetros.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt