Villas-Boas partilha preocupações com arbitragem e alerta para o VAR
Presidente do FC Porto defende que o IFAB deve sensibilizar a UEFA a "garantir a uniformidade do VAR e das tecnologias de arbitragem".
Villas-Boas aproveitou a participação num fórum europeu de clubes para partilhar as suas preocupações com a arbitragem. "O presidente portista reforçou o papel determinante que o IFAB [órgão internacional que define as leis de jogo] pode desempenhar ao sensibilizar a UEFA para a importância de garantir a uniformidade do VAR e das tecnologias de arbitragem - como a tecnologia da linha de golo e o fora de jogo automático - em todas as competições europeias e, idealmente, em todos os países do Top 8 do ranking UEFA", informou o FC Porto no seu site.
Nesse encontro, foi comunicado que "poderão surgir em breve novidades e alterações ao protocolo do VAR, permitindo a sua intervenção em casos de erro grosseiro evidente." O comunicado do FC Porto não aponta casos concretos, mas o canto marcado a favor do Sporting, que resultou no golo da vitória por 2-1 frente ao Santa Clara, encaixa no perfil descrito.
Segundo os portistas, "também foram discutidas medidas para aumentar o tempo útil de jogo, uma preocupação crescente no panorama internacional". Outro assunto abordado foi o calendário internacional, nomeadamente "a necessidade de um alinhamento mais eficaz entre clubes e federações nacionais no processo de chamadas dos jogadores às seleções". Os clubes europeus discutiram "propostas que visem salvaguardar o direito ao descanso dos atletas", promovendo ainda "uma gestão mais equilibrada das épocas desportivas".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt