Vítor Bruno com “confiança ilimitada” para superar “agonia” da derrota
Treinador do FC Porto garante que o plantel está preparado para dar resposta positiva frente ao Arouca após o desaire europeu.
"Temos um lema e não fugimos dele. Quando há algum jogo que perdemos, de maior significado como este - a estreia numa prova europeia -, faço questão naqueles cinco minutos após o jogo e no dia seguinte de logo atacar com gestos, palavras, redirecionar os jogadores para o que é importante, e desconstruir algum tipo de estigma que possa ter ficado. A agonia durou até atacarmos o jogo [seguinte] em análise vídeo." Foi desta forma que Vítor Bruno afastou o eventual impacto que a derrota (2-3) com o Bodo/Glimt, na Liga Europa, poderia ter no jogo de hoje (18h00) para o campeonato, frente ao Arouca. Aliás, o treinador do FC Porto elogiou "a resposta brutal" o plantel nos treinos: "Isso dá confiança ilimitada nos meus jogadores."
Perspetivando eventuais alterações no onze para hoje, o técnico portista defendeu que "não foi feita revolução na Noruega": "Entraram três jogadores, deram o contributo, não foi por eles que perdemos, também foi por minha culpa. O que os jogadores me dão é total compromisso. Muito satisfeito com todos eles e queremos sempre ser fortes."
Vítor Bruno deu a receita para a receção ao Arouca: "Tem jogadores de muito talento, alguns muitos experientes na Liga. O segredo foi centrar-nos no que somos, voltar a ter apetite voraz pela vitória. Ver o jogo de Guimarães, carregar a barra de energia ao máximo e procurar este sabor da vitória."
O FC Porto entra em campo a seis pontos do líder Sporting, mas o técnico dos dragões não quer ninguém distraído a olhar para a tabela classificativa: "Teremos sempre de fazer o nosso caminho, se olharmos muito para o lado desviaremos do caminho principal e tropeçaremos na primeira dificuldade que tivermos. O Sporting está em 1.º com mérito, nós temos de ganhar os nossos jogos. Importante é ganhar ao Arouca, uma equipa que vem jogar sem abdicar da sua identidade. Teremos de fazer o nosso trabalho. Sporting está em 1.º com mérito. No fim fazem-se as contas."
"Continuaremos a conquistar títulos pelo mundo fora"
"Se há algo que atravessa a história e nos marca a todos [...] é saber que a cada dia nos levantamos com o sentido de propósito que nos une a este clube para a eternidade. Somos e seremos sempre um clube dos sócios e para os sócios e nessa união continuaremos a conquistar títulos pelo Mundo fora. Parabéns, querido Futebol Clube do Porto", afirmou ontem André Villas-Boas.
No discurso para assinalar o 131.º aniversário do clube, o presidente portista recordou todos os líderes que o antecederam. E destacou desportistas que marcaram a história e definiram a identidade do FC Porto, de Pavão a José Maria Pedroto, sem esquecer Vítor Baía, Pepe, Sérgio Conceição, Aurora Cunha ou Fernanda Ribeiro, entre outros.
As cerimónias ficaram marcadas pela homenagem a várias figuras do passado, sendo depositadas coroas de flores na Praça do Estádio (Pavão e Rui Filipe), no Dragão Arena (Quintana) e no Mausoléu no Cemitério de Agramonte, onde repousam nove personalidades.
Pinto da Costa, presidente honorário, não foi convidado. O FC Porto só convidou os membros dos órgãos sociais.
"Perfeitamente alinhado com o presidente"
"Favoritismo? Se pudesse chutava para fora do estádio." Vítor Bruno recusou ontem que esta declaração, proferida no rescaldo da derrota com o Bodo/Glimt um dia depois de André Villas-Boas ter dito que o limite para o FC Porto era vencer a Liga Europa, evidencie um desencontro de ideias. "Estou perfeitamente alinhado com o presidente, quer tanto ganhar como eu. Quero que essa vontade viciante fique enraizada. Não usem pequenos labirintos gramaticais ou conceptuais para colocar uma pessoa contra outra, não serão bem-sucedidos."
"Samu tem espaço para melhorar"
Para Vítor Bruno, o facto de Samu estar no radar da seleção espanhola "mostra que o FC Porto não se enganou na escolha", mas o técnico deixa um aviso: "Não é por ter feito quatro golos que está tudo bem. Tem espaço para melhorar e potencial gigante."
E TAMBÉM
Vai ser opção
Horas depois de o FC Porto ter divulgado que Fábio Vieira fez ontem "treino integrado condicionado", Vítor Bruno acrescentou que "há a possibilidade" de o médio ir para o banco hoje, frente ao Arouca. O jogador ainda não se estreou desde o regresso ao FC Porto devido a um problema muscular na coxa direita.
Navarro em gestão
Fran Navarro, em "gestão de esforço", integrou ontem o boletim clínico. Já Vasco Sousa não tem jogado "por opção técnica", admitiu o treinador Vítor Bruno.
Tentar bom resultado
"Espera-nos um jogo difícil porque o FC Porto está em festa de aniversário, joga em casa e nunca é bom defrontar um grande depois de ter perdido. Mas o Arouca conseguiu bons resultados frente a esses clubes na época passada e vamos tentar fazer o mesmo", avisou ontem Gonzalo García. "A nossa ideia não é meter a bola longe", disse o técnico do Arouca.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt