Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
5

Leões e portistas com fava alemã na Liga Europa

Lopetegui reconhece o valor do Dortmund.
Nuno Miguel Simas 15 de Dezembro de 2015 às 01:00
Jesus elogiou o Bayer mas também  assinalou que já eliminou os germânicos
Jesus elogiou o Bayer mas também assinalou que já eliminou os germânicos FOTO: Pedro Ferreira
Duas das mais fortes equipas alemãs estão no caminho de Sporting e FC Porto, nos 16 avos de final da Liga Europa.

O Bayer Leverkusen, que foi relegado para a Liga Europa – 3º no grupo com Barcelona e Roma –, é o adversário do Sporting. Os leões jogam primeiro em casa (18 de fevereiro) e no dia 25 deslocam-se à Alemanha.

Os farmacêuticos têm um conjunto recheado de soluções do meio-campo para a frente. O avançado e goleador mexicano Chicharito (ex-Manchester United e Real Madrid) é a estrela da companhia de uma equipa com bons alimentadores do ataque (o turco Çallanoglou, o suíço Mehmedi e o alemão Bellarabi), mas algo descompensada e irregular atrás – já leva 20 golos sofridos em 16 jogos no campeonato. O Bayer é 6º na Bundesliga, com 24 pontos, já a 19 do líder, o Bayern Munique.

"Podia ser melhor. O Bayer Leverkusen e o Dortmund, que também calhou a uma equipa portuguesa, são duas das equipas mais fortes da Liga Europa e portanto o sorteio podia-nos ter arranjado uma equipa à partida e teoricamente um pouco mais fácil. Já joguei quatro vezes contra o Leverkusen e já o eliminei da Liga Europa, pelo rival", disse Jesus em entrevista à TVI.

O Borussia Dortmund é o adversário do FC Porto. A equipa do Vale da Renânia é 2º da Bundesliga, com 38 pontos, a cinco do Bayern Munique, mas é o melhor ataque da competição, com 46 golos. O plantel do meio-campo para a frente reflete essa força: Reus, médio ofensivo e internacional, é a estrela (13 golos e três assistências em 23 jogos), mas o ponta de lança gabonês Aubameyang (melhor marcador da Bundesliga, com 18 golos), Mkhitaryan, criativo médio ofensivo arménio, e ainda Kagawa, Nuri Sahin e Gundogan (todos médios), dão muitas soluções. "O Dortmund é muito forte, mas nós também", disse Julen Lopetegui, técnico do FC Porto.

leões sporting jogo futebol Liga Europa portistas FC Porto Lopetegui Dortmund
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)