Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
3

Angela Merkel confia na Federação alemã

Escândalo na atribuição da candidatura do Mundial2006.
13 de Novembro de 2015 às 15:08
Chanceler Alemã diz ter boas memórias do Mundial2006
Chanceler Alemã diz ter boas memórias do Mundial2006 FOTO: Reuters
A chanceler alemã, Angela Merkel, disse esta sexta-feira confiar que a Federação Alemã de Futebol (DBF) "esclarecerá com transparência" as suspeitas quanto a uma possível compra de votos para que o país organizasse o Mundial2006.

Merkel foi questionada em relação ao tema numa conferência de imprensa na sede do governo e quando se encontrava acompanhada do primeiro-ministro australiano, Malcolm Turnbull, e considerou que as lembranças desse mundial são boas e "inalteráveis".

O escândalo, quanto a eventuais subornos da candidatura alemã, presidida pelo antigo futebolista Franz Benckenbauer, já levou à demissão do presidente da Federação, Wolfgang Niersbach.

De acordo com alguma imprensa, Niersbach conhecia desde há algum tempo a existência de um acordo entre Beckenbauer e Jack Warner, presidente da CONCACAF, para o momento da escolha do Mundial de 2006, numa eleição em 2000. Warner, detido na Suíça, está suspenso definitivamente pela Comissão de Ética da FIFA desde setembro e está sob investigação pela justiça norte-americana, por alegada corrupção e enriquecimento ilícito.

O alegado acordo, segundo a própria DFB, tinha a ver com jogos particulares, apoio à formação de treinadores da CONCACAF e com as entradas para os jogos do Mundial.
Angela Merkel Federação Alemã de Futebol Malcolm Turnbull desporto
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)