Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto

Árbitros querem 1476 euros por jogo

Liga só quer dar mais dinheiro na próxima época.
Octávio Lopes 24 de Setembro de 2017 às 01:30
Árbitros
Árbitros
Árbitros
Árbitros
Árbitros
Árbitros
Árbitros
Árbitros
Árbitros
Árbitros
Árbitros
Árbitros
Árbitros
Árbitros
Árbitros
Os árbitros querem já um aumento de dez por cento para compensar os oito anos em que os seus prémios não foram atualizados. Caso a Liga aceite, o que até ao momento ainda não aconteceu, cada jogo da Liga irá render 1476 euros aos árbitros - atualmente, a verba é de 1342 euros. Já para as partidas da II Liga, os juízes pretendem auferir 1032,9 euros, contra os atuais 939.

Segundo apurou o CM, esta foi a proposta que a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) apresentou a Pedro Proença, líder da Liga, na reunião que se realizou na 5ª feira. Fonte oficial da Liga disse este sábado ao CM que a remuneração dos árbitros será alterada na próxima época. "O aumento estava previsto para 2019/20, mas decidimos antecipá-lo um ano, porque nessa altura haverá condições financeiras para tal", disse a mesma fonte.

A Liga gasta cerca de 2,5 milhões de euros com os árbitros por ano. O CM apurou também que os juízes estão descontentes com a qualidade dos equipamentos que lhes foram disponibilizados pela Liga. Utilizam calções, meias e camisolas, por não terem alternativa, mas os ténis dos treinos e as botas dos jogos foram postos de parte. Têm recorrido a artigos que lhes foram dados pela Federação Portuguesa de Futebol.

PORMENORES
Vídeo-árbitros
Os vídeo-árbitros recebem 335 euros por cada jogo, valor pago pela FPF.

6700 euros por mês
Os árbitros não profissionais que dirijam 4 jogos num mês da Liga (mais 4 como vídeo-árbitro) auferem cerca de 6700 euros (com os impostos, levam para casa pouco mais de 5000).

APAF em silêncio
O CM tentou obter uma reação de Luciano Gonçalves, líder da APAF, o que não foi possível, dado que não atendeu o seu telemóvel.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)