page view

Benfica e FC Porto entre os clubes mais valiosos do mundo

Avaliadas em 623 milhões de euros, águias estão no 22.º lugar de um ranking com 32 equipas. FC Porto é 24.º (576 milhões de euros).

29 de maio de 2025 às 17:21

Benfica e FC Porto estão entre os 32 clubes mais valiosos do Mundo. A conclusão é do Football Benchmark, uma plataforma especializada na análise empresarial do futebol. O clube da Luz surge no 22.º lugar da lista, com um valor empresarial médio de 623 milhões de euros - a avaliação mínima é de 593 milhões de euros e a máxima é de 654 milhões de euros.

O Benfica é um dos quatro clubes desta listagem que não integra o chamado big-5 (as cinco principais ligas europeias). O FC Porto é outro (os holandeses Ajax e PSV completam o grupo). Os azuis-e-brancos estão na 24.ª posição, com um valor médio de 576 milhões de euros (a cotação vai dos 548 milhões de euros aos 605 milhões de euros).

Este relatório anual, a que o CM teve acesso, aponta Benfica e FC Porto como exemplos de uma parcela de clubes sem a capacidade de gerar receitas ordinárias ao nível dos principais campeonatos e que assentam a sua estratégia na valorização e posterior venda de jogadores. Os encarnados, inclusive, são a equipa que, no espaço de dez temporadas (2014/15 a 2023/24), têm o melhor saldo no mercado de transferências: 687 milhões de euros de lucro entre compras e vendas. O FC Porto surge em terceiro neste indicador (367 milhões de euros), embora só as águias estejam no top-5 do valor bruto de vendas: ocupam o 2.º posto, com 1252 milhões de euros.

Benfica é líder europeu quanto ao saldo no mercado de transferências

No entanto, e ainda que longe dos montantes gastos pelos gigantes europeus, o Benfica também investe forte no mercado. Daí que o saldo da balança comercial (valor líquido das vendas descontado da amortização da compra de passes) seja metade do balanço bruto do mercado de transferências. Ainda assim, esses 336 milhões de euros chegam para também liderar este indicador a nível europeu.

Segundo o Football Benchmark, o Real Madrid solidificou a sua liderança como marca mais valiosa no futebol mundial. É, inclusive, o primeiro clube de sempre avaliado acima dos seis mil milhões de euros (6278 milhões de euros). As equipas de Manchester (City, 5104 milhões de euros; e United, 5051 milhões de euros) fecham o pódio. O top-10 não tem qualquer equipa italiana (o Milan é o melhor classificado, em 13.º), sendo dominado por ingleses (seis representantes) e depois os espanhóis (dois). Alemanha e França estão representados pelos crónicos campeões (Bayern e PSG, respetivamente).

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8