Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
6

Benfica 'esmaga' Famalicão com Pizzi no comando

Encarnados estão na liderança isolada da Liga com mais sete pontos do que o FC Porto.
Filipe António Ferreira 15 de Dezembro de 2019 às 01:30
Benfica - Famalicão
Benfica - Famalicão
Benfica - Famalicão
Benfica - Famalicão
Benfica - Famalicão
Benfica - Famalicão
Benfica - Famalicão
Benfica - Famalicão
Benfica - Famalicão
Benfica - Famalicão
Benfica - Famalicão
Benfica - Famalicão
Benfica - Famalicão
Benfica - Famalicão
Benfica - Famalicão
Benfica - Famalicão
Benfica - Famalicão
Benfica - Famalicão
Benfica - Famalicão
Benfica - Famalicão
Benfica - Famalicão
Foi uma águia avassaladora aquela que esmagou o Famalicão – equipa sensação da Liga –, com quatro golos sem resposta e com Pizzi novamente em grande: dois golos e uma assistência, em mais uma noite memorável.

Pelo terceiro jogo consecutivo, Lage apostou no mesmo onze, diante de um Famalicão que jogou sem temores no estádio da Luz, confirmando a razão pela qual ocupa o terceiro lugar no campeonato.

Os minhotos, que tiveram forte apoio na Luz, jogaram sem autocarro à frente da baliza e até à meia hora disputaram o resultado, embora as ocasiões, em ambas as balizas, não abundassem.

Talvez sentindo algum desgaste do jogo de terça-feira com o Zenit, para a Champions, as águias não foram tão acutilantes e verticais como nos últimos jogos. Mas à passagem da meia hora de jogo, Pizzi despertou a equipa.

Teve duas chances para marcar, uma delas numa jogada primorosa. A seguir, uma grande jogada coletiva valeu o primeiro na Luz. Pizzi, Tomás Tavares, Chiquinho e finalmente Vinícius. Cinco toques um golo. A Luz ‘explodiu’ e com razão.

Após o descanso, mais Benfica. Primeiro Adel Taarabt quase fazia um golaço de trivela.

Logo a seguir, o inevitável Pizzi. Chiquinho (grande exibição) cruza, a bola é cortada para o coração da área onde surge o médio a fuzilar Defendi (2-0).

Tudo saía bem às águias que dominaram por completo a segunda parte. Pizzi voltaria a bisar, num lance de génio e a passe de Chiquinho.

O resultado final acabaria por surgir em cima do minuto 90 com Caio Lucas a marcar o primeiro golo de águia ao peito a passe de ... Pizzi.

O Benfica vai seguro na liderança do campeonato, com mais 7 pontos do que o FC Porto (joga esta segunda-feira com o Tondela). Bruno Lage somou a 31ª primeira vitória na Liga (em 33 jogos) desde que assumiu o comando técnico.

Segue-se o Sp.Braga, quarta-feira, nos oitavos da Taça de Portugal.

Análise
+Ataque demolidor
Tirando os primeiros minutos, o Benfica foi um verdadeiro rolo compressor. Marcou quatro golos, mas podiam ter sido muitos mais. Nos últimos três jogos da Liga, os da Luz apontaram 16 golos.

-Apatia inicial das águias
O Benfica entrou a dominar mas até à meia hora de jogo não conseguiu desmontar a boa organização do Famalicão. O jogo da Champions na terça-feira pode ajudar a explicar alguma falta de velocidade.

Expulsão para Odysseas
Numa arbitragem sem dificuldades, um erro quando o Benfica vencia 2-0. Odysseas toca na bola, mas depois atinge Martinez quando este seguia isolado. Poderia ter mostrado o vermelho, mas nem falta assinalou.

No 4-0, Seferovic parece estar em posição irregular no início da jogada que acabou com o remate vitorioso de Caio.

Bruno Lage trava euforia
"Consegui ganhar um campeonato após 7 pontos de atraso. Fizemos muitas coisas positivas neste jogo, mas existem coisas que temos de melhorar. A época é muito longa e os altos e baixos acontecem. A nossa tarefa é sermos consistentes", respondeu Bruno Lage, treinador do Benfica, após ser questionado sobre se, perante o bom momento da equipa, era capaz de apostar na conquista do título.

O técnico falou ainda do motivo para o Benfica apresentar boas exibições. "O que foi preciso trabalhar para esta mudança? Aquilo que mais contribuiu para isso foi a substituição do relvado", salientou.

"Benfica foi superior em todos os capítulos"
"Foi uma vitória incontestável. O Benfica foi superior em todos os capítulos e momentos do jogo. Tivemos chances mínimas de marcar golos, portanto vitória justa", afirmou João Pedro Sousa, treinador do Famalicão.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)