Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
9

Benfica procura regressar às vitórias

Vitória sobre o Rio Ave permite aos 'encarnados' manterem-se na liderança isolada da I Liga de futebol.
30 de Outubro de 2014 às 09:29
Depois da derrota em Braga, Jesus espera voltar às vitórias
Depois da derrota em Braga, Jesus espera voltar às vitórias FOTO: SE Record

O Benfica procura regressar às vitórias na receção de sexta-feira ao Rio Ave, o que lhe permitirá manter-se na liderança isolada da I Liga de futebol, independentemente dos resultados dos perseguidores diretos na nona jornada da prova.

Depois de ter sofrido no domingo a primeira derrota na competição, no estádio do Sporting de Braga, por 2-1, o Benfica viu o rival FC Porto reduzir o atraso para um ponto, enquanto Vitória de Guimarães e Sporting - que se defrontam no sábado - também aproveitaram para se aproximar.

O desaire em Braga quebrou uma série de quatro triunfos consecutivos no campeonato e reforçou a ideia de que a equipa lisboeta "treme" nos jogos com maior grau de dificuldade, como se observa pelo percurso na Liga dos Campeões, na qual ainda não ganhou (um empate e duas derrotas).

FC Porto espera por deslize

O último lugar no Grupo C da Liga dos Campeões e a diminuição da vantagem no comando da Liga devem levar o treinador Jorge Jesus a apostar 'todas as fichas' na prova nacional, mesmo que isso lhe custe o afastamento virtual dos oitavos de final da 'Champions' já na próxima terça-feira, frente ao Mónaco.

Ao contrário dos 'encarnados', a equipa de Vila do Conde quebrou na última ronda uma série negativa de quatro jogos seguidos sem ganhar, e apresenta-se no Estádio da Luz instalada no quinto lugar, com possibilidade de igualar provisoriamente o Guimarães no terceiro posto, caso vença em Lisboa.

Quem espera por um novo deslize benfiquista é o FC Porto, uma das duas equipas ainda invictas, em conjunto com o Sporting, que recebe no sábado o Nacional, 11.º classificado, na expetativa de se manter na rota dos sucessos e apagar a imagem deixada pela eliminação na Taça de Portugal, ante os 'leões'.

A vitória por 2-1 sobre o Athletic Bilbau para a Liga dos Campeões e a goleada por 5-0 imposta na jornada passada ao Arouca amenizaram as críticas ao treinador espanhol Julen Lopetegui, cuja gestão do plantel estava a ser muito contestada.

Programa da nona jornada da I Liga:

- Sexta-feira, 31 out:
Benfica - Rio Ave, 19h45 (BTV)
- Sábado, 1 nov:
Penafiel - Estoril-Praia, 16h00 (Sport TV)
Vitória de Guimarães - Sporting, 18h00 (Sport TV)
FC Porto - Nacional, 20h15 (Sport TV)
- Domingo, 2 nov:
Gil Vicente - Arouca, 16h00
Marítimo - Moreirense, 16h00
Paços de Ferreira - Vitória de Setúbal, 16h00
Académica - Sporting de Braga, 19h15 (Sport TV)
- Segunda-feira, 3 nov:
Belenenses - Boavista, 20h00 (Sport TV)

Benfica Rio Ave I Liga
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)