Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
8

Blatter lembra que UEFA não apoiou reformas do organismo

Ex-presidente assegura que Infantino herda uma instituição "bem organizada e sólida".
28 de Fevereiro de 2016 às 12:27
Joseph Blatter garantiu que foi ele que começou as reformas na FIFA
Joseph Blatter garantiu que foi ele que começou as reformas na FIFA FOTO: Arnd Wiegmann/Reuters
O ex-presidente da FIFA, Joseph Blatter, recordou a Gianni Infantino que a UEFA, da qual o seu sucessor era secretário-geral, não apoiou as reformas aprovadas no congresso extraordinário do organismo que tutela o futebol mundial.

Numa carta aberta, este domingo publicada no semanário francês 'Le Journal du Dimanche', o ex-dirigente suíço garantiu que foi ele que começou as reformas na FIFA.

"Estou certo de que te recordas que foi a tua confederação, a UEFA, que não me apoiou em 2013. Essas reformas agora estão nas tuas mãos e terás de as fazer", escreveu.

O ex-presidente assegurou que Infantino herda uma instituição "bem organizada e sólida" e que "funcionou estes últimos meses, apesar daquilo a que muitos chamam escândalo".

"O cargo que quiseste não será fácil. Esperam de ti milagres no momento em pegas na FIFA", referiu.

Na sexta-feira, o ítalo-suíço Gianni Infantino foi eleito presidente da FIFA, ao vencer as eleições à segunda volta, sucedendo a Blatter.

O secretário-geral da UEFA recebeu, na segunda volta, 115 votos, ficando à frente do xeque Salman bin Ebrahim al-Khalifa (88) e do príncipe jordano Ali bin al Hussein (quatro), enquanto o francês Jérôme Champagne não recolheu qualquer voto. Antes já o sul-africano Tokyo Sexwale tinha desistido.

Infantino é o nono presidente da história da FIFA, sucedendo a Blatter, que, após 17 anos no cargo, deixou a liderança na sequência de um escândalo de corrupção, acabando mesmo por ser suspenso por seis anos.
FIFA Joseph Blatter Gianni Infantino UEFA futebol desporto
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)