Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
4

Bruno Fernandes salva contas do Sporting

Venda permite fechar 3ª trimestre com lucro de 30,2 milhões.
João Moniz e Mário Figueiredo 1 de Junho de 2020 às 08:07
Frederico Varandas e Bruno Fernandes
Frederico Varandas e Bruno Fernandes FOTO: Sporting CP
O Sporting fechou o 3º trimestre da época com um lucro de 30,2 milhões de euros graças à venda de Bruno Fernandes. A transferência do médio para o Man. United permitiu o encaixe imediato de 55 milhões de euros (há mais 25 milhões de euros previstos em objetivos), empurrando os ganhos com a transação de jogadores para os 96,6 milhões de euros. Juntando esse montante aos 59,5 milhões de euros da receita operacional, dá um volume de negócios recorde para a SAD leonina de 156,1 milhões de euros.

Sem os milhões pagos pelo Manchester United por Bruno Fernandes no mercado de janeiro, as contas leoninas não seriam tão positivas. Excluindo a transação de jogadores, o saldo entre receita e despesa de julho de 2019 a março de 2020 é negativo em 23,6 milhões de euros, um agravamento de 5 milhões de euros face ao período homólogo.

A poupança de 3,1 milhões de euros nos gastos com pessoal não chegou para evitar o aumento da despesa operacional, que passou de 79,9 milhões de euros para 83,1 milhões de euros. E a isso soma-se uma diminuição da receita de 61,2 milhões de euros para 59,5 milhões de euros.

Só os 45,3 milhões de euros de lucro com a venda de jogadores salvam as contas. Sinal disso é que os capitais próprios são agora positivos em 6,6 milhões de euros.

Mais 14 Milhões a fornecedores
As contas revelam que a dívida a fornecedores passou de 48 milhões de euros para 62 milhões de euros, uma subida de 14 milhões de euros. Grande parte deste valor deve-se à contratação do treinador Rúben Amorim, que os leões dizem ter custado 10 milhões de euros.

PORMENORES
Temas fraturantes
Um grupo de sócios vai juntar, entre 16 de junho e 8 de julho, 50 adeptos para debater temas fraturantes do clube, na iniciativa Sporting com Rumo, que é aberta ao público.

Wendel e Luiz Phellype
O médio Wendel (traumatismo no joelho direito) e o avançado Luiz Phellype (recupera da operação ao joelho direito) foram as únicas baixas no treino deste domingo do Sporting.
Bruno Fernandes Man Sporting United SAD leonina Wendel Luiz Phellype desporto futebol
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)