Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
8

Candidatura de Platini à FIFA fica suspensa

Organismo só a processará quando terminar a suspensão.
28 de Outubro de 2015 às 10:19
Platini é o favorito à vitória nas eleições do próximo ano
Platini é o favorito à vitória nas eleições do próximo ano FOTO: EPA
O Comité Eleitoral da FIFA recebeu sete candidaturas às eleições marcadas para fevereiro de 2016. A bcandidatura de Michel Platini à sucessão de Joseph Blatter foi aceite, mas não vai ser processada enquanto o presidente da UEFA estiver suspenso de todas as actividades relacionadas com o futebol.

"Uma vez que Michel Platini está provisoriamente suspenso de participar em actividades relacionadas com o futebol, a sua candidatura não vai ser processada pelo Comité Eleitoral enquanto esse castigo for válido e estiver em vigor", diz um comunicado revelado nesta quarta-feira. "Se esse castigo for for levantado ou expirar antes das eleições presidenciais da FIFA, o Comité Eleitoral decidirá, dependendo do ponto exacto no tempo, como proceder em relação a esta candidatura", acrescenta o mesmo comunicado.

O dirigente francês foi suspenso provisoriamente por 90 dias no início do mês de outubro, no âmbito de uma investigação ao facto de ter recebido, em 2011, 1,8 milhões de euros por parte de Joseph Blatter. 

O organismo que gere o futebol mundial aprovou sete candidaturas às eleições de 26 de Fevereiro de 2016: Michel Platini, o príncipe jordano Ali Al Hussein, Jérôme Champagne, Musa Bility, Gianni Infantino, Salman bin Ebrahim al-Khalifa e Tokyo Sexwale.

David Nakhid anunciou que era candidato, mas o seu nome não consta da lista revelada pela FIFA.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)