A época 2017/18 caminha para o fim e o FC Porto tem praticamente garantido o título de campeão nacional. Mas hoje, em Alvalade, joga-se pelo 2º lugar da classificação, que dará presença na Liga dos Campeões e milhões... muitos milhões.
Para além disso joga-se pela honra, num dérbi sempre quente entre os eternos rivais da 2ª circular.
Dentro do campo, os verdadeiros protagonistas têm a palavra nesta fase decisiva. De um lado o Sporting, que este ano soma já 57 jogos, em todas as competições. Do outro está o Benfica, que esta temporada falhou na participação na Liga dos Campeões (zero pontos), ficou-se pelos oitavos de final da Taça de Portugal e soma apenas 45 jogos.
Mas no que toca às principais figuras das duas equipas, a verdade é que a diferença de minutos não é muita na Liga. Rui Patrício tem 2880 minutos e é, a par de Coates, o jogador do Sporting mais utilizado por Jorge Jesus. No Benfica, André Almeida tem nas pernas 2702 minutos e lidera a lista de jogadores que Rui Vitória mais tempo colocou em campo. O defesa-direito saiu com queixas do jogo com o Tondela, mas ao que tudo indica deverá recuperar para Alvalade. A águia Pizzi, com 2538 minutos, tem praticamente o mesmo tempo de jogo que Gelson, que na lista dos leões ocupa o quarto lugar dos mais utilizados, atrás de Patrício, Coates e Bruno Fernandes.