Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
5

Elite dos árbitros nas mãos de Proença

Se juiz terminar a carreira, Portugal perde representante no escalão principal da arbitragem.
Octávio Lopes 9 de Janeiro de 2015 às 17:02
Pedro Proença no Mundial do Brasil – na foto, com mexicano Márquez (esq.) e o holandês Blind
Pedro Proença no Mundial do Brasil – na foto, com mexicano Márquez (esq.) e o holandês Blind FOTO: EPA

Portugal está em vias de perder o único representante na categoria máxima da arbitragem mundial, caso Pedro Proença decida terminar a carreira. Se o juiz de Lisboa optar por continuar, permanecerá na elite e até poderá participar nos próximos Campeonatos da Europa (2016, França) e do Mundo (2018, Rússia), desde que seja aprovado nos habituais testes físicos e técnicos. Isto porque a FIFA acabou com o limite de idade na arbitragem internacional (45 anos), decisão que irá estar em vigor a partir do início da temporada 2015/16. Pedro Proença é abrangido pela medida do organismo que gere o futebol mundial, por só fazer 45 anos no dia 3 de novembro de 2015, já no decorrer da próxima época.

Até dezembro de 2014, Portugal teve dois árbitros na elite: Pedro Proença e Olegário Benquerença. O juiz de Leiria, contudo, deixou o lugar vago, uma vez que não é abrangido pela nova norma da FIFA, dado que completou os 45 anos no dia 18 de outubro de 2014.

Pedro Proença esteve recentemente no Mundial de Clubes, que decorreu em Marrocos (o Real Madrid venceu o San Lorenzo, por 2-0, na final), e depois dessa prova não voltou a dirigir jogos. Proença pediu ao Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) uma licença por período indeterminado e encontra-se neste momento em período de reflexão.

O CM apurou ainda que, até final de janeiro, o árbitro que esteve no último Mundial (Brasil, 2014) deverá tomar uma decisão sobre se continua, ou não, a sua carreira. Contactado ontem pelo CM, Pedro Proença nada quis adiantar sobre o seu futuro. 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)