Oito épocas depois de ter terminado a carreira de futebolista, Paulo Assunção prepara-se para um "desafio mais exigente".
O antigo médio brasileiro Paulo Assunção, que sobressaiu no FC Porto, vai estrear-se como treinador principal no domingo, na receção do Pedroso ao Foz, para a Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto.
"Passei por um nível em que os jogadores recebiam muito dinheiro. Agora, é uma alegria estar com gente humilde, ensinar as coisas que Deus me deu, como o dom do futebol, e ajudar pessoas que têm sonhos, trabalham e sei que atravessam dificuldades. Estou feliz por isso", assumiu à agência Lusa o ex-jogador, de 41 anos, que conquistou três edições da I Liga, duas Taças de Portugal e uma Supertaça pelos 'dragões', entre 2005 e 2008.
Oito épocas depois de ter terminado a carreira de futebolista nos gregos do Levadiakos, Paulo Assunção prepara-se para um "desafio mais exigente" no clube de Vila Nova de Gaia, no qual rendeu José Gomes, de saída após cinco derrotas e um triunfo na Série 2.
"Estava a tirar o curso de nível II da UEFA, mas precisava de fazer estágio e aproveitei o convite para ser treinador. Sei que o Pedroso começou um pouco mal esta época, mas ainda tem tempo. Em cada trabalho que iniciamos, como em tudo na vida, cada dia é como se fosse uma guerra. Acredito que, com trabalho, faremos boas coisas", afiançou.
O antigo médio, que venceu duas Liga Europa e uma Supertaça Europeia ao serviço dos espanhóis do Atlético de Madrid (2008-2012), foi anunciado pelo Pedroso na quinta-feira, três dias depois de ter orientado o primeiro treino, ao lado do adjunto Cristiano Freitas.
"Quando se perde muitos jogos assim, e eu passei por isso, queremos vitórias rápidas e jogamos com muito coração. Penso que, tendo um pouco de paciência, começando do zero e fazendo coisas simples, pouco a pouco vamos ganhar confiança e as coisas irão fluir", frisou, sobre o penúltimo colocado da Divisão de Elite portuense, com três pontos.
Ainda com experiência acumulada no Nacional, nos brasileiros do Palmeiras e do São Paulo, nos gregos do AEK Atenas ou nos espanhóis do Deportivo, Paulo Assunção aproveitou a quarentena potenciada pela pandemia de covid-19 para abrir horizontes.
"O futebol está desde pequeno na minha veia. Agora, como treinador, é uma outra visão em relação aos tempos de jogador. Passei quase 20 anos a jogar e as coisas vêm todas de novo à memória. Aprendi com cada técnico e em todos os lugares por onde passei. Como treinador, é a mesma coisa. Temos de ver tudo o que o jogador precisa", admitiu.
O treinador natural de Várzea Grande testemunhou esta semana o "prazer" dos seus novos pupilos por conviverem com "alguém que se acostumaram a ver em todo o lado", esperando que possa cruzar referências dos seus antigos técnicos nesta nova etapa.
"Tenho de os colocar no mesmo patamar, porque aprendi muitas coisas com Luiz Felipe Scolari, Vanderlei Luxemburgo, Jesualdo Ferreira, Fernando Santos, José Peseiro, Diego Simeone ou Quique Flores. Agradeço a Deus por essa escola de bons treinadores e pessoas, que tratavam bem os jogadores, eram claros e faziam coisas corretas", vincou.
Sem esconder "um friozinho na barriga" antes do encontro com o Foz, no domingo, às 15:00, Complexo Desportivo de Pedroso, da sétima jornada da Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto, deseja "o mesmo do que quando começou a jogar".
"Peço sempre que dê o máximo nas coisas que faço e deixe Deus controlar a minha vida. Na cidade onde morava no Brasil, jogava na rua. Tive a oportunidade de ir para São Paulo, onde fiz o meu trabalho e respeitei toda a gente, antes de chegar a Portugal e a Espanha. Penso que será o mesmo caminho como treinador. Vou aprender com todos e fazer as coisas certas, sem querer atrapalhar ninguém", concluiu o ex-médio brasileiro.
A duração da ligação entre as partes não foi revelada pelo Pedroso, clube fundado em 2007 e sediado na União de Freguesias de Pedroso e Seixezelo, que foi afastado pelo Paredes, do Campeonato de Portugal, na primeira ronda da Taça de Portugal (0-2).
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.