page view

Farioli garante que "empate do Sporting não é motivação extra"

Treinador do FC Porto quer a equipa a pensar "jogo a jogo". Futuro do técnico passa pela continuidade no Dragão.

04 de janeiro de 2026 às 01:30

"Não há motivação extra com o empate do Sporting. A nossa motivação é o nosso caminho e isso não é uma pressão. O pensamento está só no jogo de amanhã [este domingo]", disse Francesco Farioli na antevisão do jogo, nos Açores, com o Santa Clara.

O técnico do FC Porto quer a equipa com os pés bem assentes no chão nesta fase da temporada: "Nunca vi ninguém celebrar um título em dezembro nem em janeiro. Quero a equipa a jogar como se estivesse a 15 pontos do líder. Temos de fazer o nosso caminho e pensar jogo a jogo. Temos de olhar apenas para o Santa Clara, num jogo com um relvado muito difícil. Da experiência que eu e o FC Porto tivemos na época passada é que tudo pode mudar rapidamente."

Treinador do FC Porto não teme que a equipa tenha um relaxamento

"Sobre relaxamento, não me parece que vá acontecer, porque o querer que temos não nos permite relaxar. Sobre o mercado, depois deste jogo vamos ter mais tempo para pensar [o FC Porto tem dez dias até ao jogo seguinte, com o Benfica, para a Taça de Portugal]. Temos algumas lesões longas, por isso teremos de ponderar. Thiago Silva vai juntar-se a nós. Depois vamos explorar algumas opções que deem estabilidade. Qualquer um que venha para o FC Porto terá de ter noção do que é aqui", disse o técnico italiano, que falou pela primeira sobre a possibilidade de deixar o FC Porto para rumar ao Chelsea: "Se olharem para o que fiz no Nice e no Ajax, sair a meio nunca está nos meus planos. Estou totalmente comprometido e conectado com a realidade em que estou. Pela primeira vez sinto que posso criar algo desde a base e só posso agradecer à estrutura por ter esta oportunidade num clube tão grande."

PORMENORES

Os elogios de Mourinho

“Sobre as palavras de Mourinho [elogios à campanha portista no campeonato], eu concordo, porque acho que o que estamos a fazer é extraordinário, em termos de pontos e consistência. Mas isso só nos deve colocar os pés no chão e manter-nos humildes”, disse Francesco Farioli.

Jogadores devem ignorar o mercado

“Se uma proposta grande aparecer vou pedir aos jogadores que desliguem o telefone”, disse Farioli, revelando que Pedro Lima [equipa B] "vai regressar ao Wolverhampton".

22 convocados para os Açores

Farioli chamou 22 jogadores para a deslocação até aos Açores. Borja Sainz, ausente no último jogo por castigo, é a grande novidade dos convocados. Luuk de Jong, Nehuén Pérez e Tomás Pérez são as ausências devido a lesão.

Relvado é preocupação extra

“No mesmo jogo podermos experienciar quatro diferentes estações do ano. O relvado dos Açores é, de facto, um fator a considerar”, alertou Farioli.

Técnico do Santa Clara elogia dragões

“O FC Porto reforçou-se bem, tem qualidade individual e um coletivo muito forte, e das melhores defesas da Europa. Está a fazer um excelente campeonato”, disse Vasco Matos, técnico do Santa Clara.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8