Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
7

FC Porto espreita os oitavos da Champions

Benfica e Sporting à beira do abismo.
2 de Novembro de 2014 às 09:05
Depois de derrotar em casa o Athletic de Bilbau, por 2-1, o FC Porto de Danilo desloca-se ao terreno dos espanhóis
Depois de derrotar em casa o Athletic de Bilbau, por 2-1, o FC Porto de Danilo desloca-se ao terreno dos espanhóis FOTO: Manuel Araújo

O FC Porto pode festejar o apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, na quarta-feira, com uma conjugação de fatores que é tão verosímil quanto as que podem afastar Benfica e Sporting.

Líder do Grupo H, com sete pontos, depois de derrotar em casa o Athletic de Bilbau, por 2-1, o FC Porto desloca-se na quarta jornada ao terreno dos espanhóis e pode assegurar a qualificação se associar um inédito triunfo português em San Mamés ao do Shakhtar Donetsk, em casa, sobre os bielorrussos do BATE Borisov.

Esse cenário coloca os portistas nos oitavos de final e deixa os ucranianos bastante perto desse objetivo, enquanto o Athletic, só com um ponto, fica fora da corrida.

A primeira equipa portuguesa a entrar em campo será o Benfica, que, ao contrário do FC Porto, joga no Grupo C para evitar a eliminação. O campeão nacional somou o primeiro ponto com o empate no Mónaco (0-0) e precisa de vencer o conjunto de Leonardo Jardim, na terça-feira, no Estádio da Luz.

Os 'encarnados', que nunca perderam em casa com equipas francesas, podem despedir-se da 'Champions' se forem derrotados pelo Mónaco (2.º, com 5 pontos) e se os alemães do Leverkusen (1.º, com 6) vencerem o Zenit, de André Villas-Boas, em São Petersburgo.

No dia seguinte, o Sporting também procura a primeira vitória para evitar a despedida no Grupo G. Em Lisboa, os 'leões' recebem os alemães do Schalke 04 e têm contas a ajustar da derrota em Gelsenkirchen (4-3), que chegou no último minuto dos descontos (90+4), com um penalti inexistente.

FC Porto Liga dos Campeões
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)