Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
9

Fernando Santos mostra ambição

Selecionador nacional reitera objetivo de conquistar o Europeu.
Marco Ferreira 29 de Maio de 2016 às 03:30
O selecionador Fernando Santos, no treino de ontem (Cidade do Futebol), a dar instruções aos jogadores com os médios João Moutinho e André Gomes e o médio/extremo Rafa por perto
O selecionador Fernando Santos, no treino de ontem (Cidade do Futebol), a dar instruções aos jogadores com os médios João Moutinho e André Gomes e o médio/extremo Rafa por perto FOTO: Pedro Ferreira
"Já disse e volto a repetir: é um objetivo que traçámos [ir à final e vencer o Europeu]. Claro que, se não conseguirmos, será uma desilusão mas acredito que temos qualidade para o fazer. Se não acontecer, a vida continua." As palavras são de Fernando Santos, selecionador nacional de futebol, que ontem fez a antevisão do jogo particular de hoje (Estádio do Dragão, 20h45, RTP 1) frente à Noruega.

O técnico da equipa das quinas rejeitou qualquer tipo de facilitismos quando se trata de jogar frente a seleções menos fortes, como é o caso de hoje frente à Noruega e também na fase de grupos do Euro (Hungria, Áustria e Islândia).

"Tenho um grupo muito focado, muito concentrado que vai fazer tudo em campo para ganhar. Os adversários vão colocar-nos problemas, mas os jogadores estão preparados para isso. Eles sabem qual é o meu menu. Organização, paixão, concentração e humildade. Sem isto dificilmente chegamos ao objetivo", afirmou.


Fernando Santos fez também um balanço da primeira semana de trabalho, que decorreu na Cidade do Futebol (Oeiras) onde o número de jogadores à disposição foi subindo ao longo dos dias.

"Tem sido um excelente período de trabalho, há muita motivação da parte dos jogadores para interiorizarem mais rapidamente o que pretendíamos ao nível estratégico", sublinhou. "É um processo evolutivo, nada está perfeito, mas procuramos a perfeição com estes jogadores aqui para afinar a máquina, para oleá-la bem, para, quando chegarmos ao primeiro jogo com a Islândia [dia 14 de junho], estarmos bem", acrescentou o selecionador, de 61 anos.


Sobre a Noruega, Fernando Santos disse: "No plano teórico jogam em 4x4x2 um futebol nórdico que tem características muito semelhantes com aquilo que joga a Islândia."
Europeu Fernando Santos Estádio do Dragão Noruega Hungria Áustria Islândia Cidade do Futebol Oeiras futebol
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)