Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
7

Fernando Santos: "O passado não interessa"

Na convocatória do selecionador nacional destaque para as chamadas de Ricardo Carvalho, Danny e Tiago.
3 de Outubro de 2014 às 13:48
Fernando Santos, selecionador nacional
Fernando Santos, selecionador nacional FOTO: António Cotrim/Lusa

O selecionador de Portugal, Fernando Santos, negou esta sexta-feira que as chamadas de Tiago e Ricardo Carvalho sejam "um regresso ao passado" e que seja uma forma de desrespeito para com Paulo Bento, seu antecessor no cargo. 

"Tenho um grande respeito pelas decisões que foram tomadas, mas agora é comigo. Respeito muito essas decisões mas tenho as minhas. O passado não interessa. A partir do momento que da parte da Federação Portuguesa de Futebol não me foi dada nenhuma indicação a inibir qualquer jogador de ser convocado, eu fiz a minha lista naquilo que considero serem os jogadores que me dão mais garantias neste momento", esclareceu Fernando Santos.

O novo selecionador nacional, que falava em conferência de imprensa após ter anunciado a sua primeira convocatória, explicou que Ricardo Carvalho, afastado por Paulo Bento, já cumpriu castigo e que Tiago mostrou disponibilidade para voltar a vestir a camisola das "quinas".

"O Ricardo teve uma atitude menos bonita, esteve castigado durante um ano e acabou o castigo. Quanto ao Tiago, mostrou-se disponível para voltar. Qual a razão? Isso terão que lhe perguntar", referiu o treinador.

Além destes dois jogadores, destaque para as chamadas de Danny, Cedric, Ricardo Quaresma e Eliseu, para as estreias de Ivo Pinto, José Fonte, Cedric e João Mário e também para as ausências de João Pereira, Miguel Veloso e Raúl Meireles.

"Tenho convicção clara do que vou fazer. Sei o que o quero e os jogadores que me podem servir melhor. Se calhar daqui a um mês outros jogadores podem aparecer, mas não vamos projetar. Vamos pensar no presente", disse Fernando Santos.

Portugal joga a 11 de outubro com a França, em Saint-Denis, num particular que marca a estreia de Fernando Santos, e a 14 com a Dinamarca, em Copenhaga, no segundo jogo do Grupo I, desta vez com o novo selecionador luso na bancada, por estar a cumprir castigo.

A seleção concentra-se segunda-feira em Óbidos, partindo para Paris na manhã de sexta-feira.

santos futebol portugal seleção convocatoria ricardo carvalho danny tiago
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)