Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
8

FIFA assinala os 100 anos da 'Trégua de Natal'

Episódio é ainda hoje assinalado com um momento simbólico de paz durante um dos eventos mais violento da era moderna.
23 de Dezembro de 2014 às 11:30
'Trégua de Natal' foi um cessar-fogo espontâneo que ocorreu entre as tropas britânicas e alemãs em plena I Guerra Mundial
'Trégua de Natal' foi um cessar-fogo espontâneo que ocorreu entre as tropas britânicas e alemãs em plena I Guerra Mundial FOTO: Getty Images

A FIFA assinala esta terça-feira o centésimo aniversário da 'Trégua de Natal', quando em 1914 os soldados da I Guerra Mundial interromperam o conflito para fazer um jogo de futebol na "terra de ninguém".


No seu sítio oficial na Internet, o organismo recorreu a este exemplo para demonstrar que, passado 100 anos, o "poder do futebol pode criar um poderoso símbolo de paz e compressão nos dias de hoje".


"O futebol é um jogo para todos, que junta pessoas e nações. Todos os que jogam futebol são iguais. Se soldados de lado opostos da guerra podem apertar as mãos, os jogadores hoje em dia, no meio das suas 'batalhas' em campo, podem demonstrar respeito pelo outro mesmo que o resultado e as decisões do jogo não sejam a seu favor", defendeu a FIFA.


A 'Trégua de Natal' foi um cessar-fogo espontâneo que ocorreu entre as tropas britânicas e alemãs durante o Natal de 1914, na região de Ypres, na Bélgica, em plena I Guerra Mundial. Além de canções típicas de época e trocas de presentes, os soldados dos dois blocos realizaram um jogo de futebol.


Este episódio é ainda hoje assinalado com um momento simbólico de paz durante um dos eventos mais violento da era moderna.

FIFA trégua de natal futebol
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)