Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
3

Filho de Pinto da Costa recebe 700 mil por Casemiro

Football Leaks revela negócio entre FC Porto e intermediários.
29 de Março de 2016 às 19:58
Casemiro enquanto alinhava pelo FCP
Casemiro enquanto alinhava pelo FCP FOTO: Luís Vieira
O site Football Leaks revelou novos pormenores sobre o negócio da transferência de Casemiro do Futebol Clube do Porto para o Real Madrid, no início da época passada.

O jornal Record teve acesso a documentos que mostram que o Porto pagou comissões de 1,26 milhões à empresa Vela Managment (do grupo Doyen), que por sua vez entregou 700 mil euros à Energy Soccer, ligada a Alexandre Pinto da Costa, filho do presidente do clube. Estes pagamentos foram feitos a títulos de comissão pelos serviços prestados ao FC Porto, de acompanhamento do atleta Carlos Henriques Casemiro.

Casemiro chegou ao Dragão por empréstimo do Real Madrid na época passada. O FC porto pagou 1,2 milhões ao clube de Cristiano Ronaldo e acordou pagar 13,8 milhões no final da época para ficar, em definitivo, com o jogador. No entanto, o Real Madrid precaveu a possibilidade de reaver o médio brasileiro, com a contrapartida de pagar ao FC Porto 7,5 milhões de euros para anular a opção de compra dos azuis e brancos. Foi isso mesmo que aconteceu em junho de 2015 - o Real Madrid quis Casemiro de volta e pagou os tais 7,5 milhões.

O FC Porto recebeu o dinheiro em junho e pagou à Vela Management, do empresário Nélio Lucas, 1,26 milhões de euros. Segundo o Record tratou-se de uma comissão pela inclusão de Casimiro no plantel do Real Madrid. Em janeiro de 2015, a Vela tinha feito um contrato para a "prestação de serviços de gestão e acompanhamento desportivo do atleta" Casemiro com a Energy Soccer, que previa o pagamento inicial de 200 mil euros, acrescidos de mais 500 mil caso o atleta rumasse ao Real Madrid, o que veio a suceder. Assim, a empresa do filho de Jorge Nuno Pinto da Costa recebeu da Vela 700 mil euros.

 
Casemiro Pinto da Costa FCP
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)