Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
2

Finais da Champions em Lisboa não vão pagar impostos

Ficam abrangidos por este regime "as entidades organizadoras, os clubes desportivos e respetivos jogadores, bem como as equipas técnicas participantes".
Lusa 30 de Junho de 2020 às 08:37
bola, bolas, liga dos campeões, champions
bola, bolas, liga dos campeões, champions
O Governo aprovou esta segunda-feira, em reunião do Conselho de Ministros extraordinário, uma proposta de lei que estabelece o regime fiscal aplicável aos organizadores da 'final a oito' da Liga dos Campeões de futebol, em Lisboa.

A prática, habitual em organizações de provas internacionais e normalmente uma exigência da UEFA, serve para ser proposto a aprovação "um regime fiscal específico consagrando a isenção" de IRS e IRC para os rendimentos auferidos "pelas entidades não residentes associadas a estas finais".

Assim, ficam abrangidos por este regime "as entidades organizadoras, os clubes desportivos e respetivos jogadores, bem como as equipas técnicas participantes".

O Governo lembra, numa nota hoje divulgada, que esta proposta é "em tudo idêntica ao que foi aplicado aos rendimentos auferidos no âmbito do Euro2004, bem como nas finais da Liga dos Campeões e Liga dos Campeões feminina, em 2014, das finais da Liga das Nações, em 2019, e da Supertaça Europeia, em 2020", sendo que esta última estava prevista para a cidade do Porto mas não vai ali realizar-se.

O objetivo desta medida é evitar uma dupla tributação por parte dos rendimentos auferidos (como prémios, por exemplo).

O diploma hoje aprovado terá ainda de ser submetido à discussão e votação da Assembleia da República.

O Comité Executivo da UEFA decidiu que Lisboa vai ser o palco para o desfecho da edição de 2019/20 da Liga dos Campeões, com uma inédita 'final a oito', em eliminatórias apenas com um jogo, nos estádios da Luz e José Alvalade, entre 12 e 23 de agosto.

A principal competição continental de clubes foi suspensa em março, devido à pandemia de covid-19, quando faltavam disputar quatro jogos dos oitavos de final, Manchester City-Real Madrid (2-1), Juventus-Lyon (0-1), FC Barcelona-Nápoles (1-1) e Bayern Munique -Chelsea (3-0). Atlético de Madrid, Atalanta, Leipzig e Paris Saint-Germain já estão apurados para os quartos de final.

Conselho de Ministros Champions Liga dos Campeões Lisboa Governo Comité Executivo da UEFA desporto futebol
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)