Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
9

Fisco investiga Jorge Mendes

Transferências do Benfica e Sp. Braga em causa.
Janete Frazão 23 de Maio de 2016 às 08:10
Jorge Mendes é amigo pessoal e assessor de Peter Lim, dono do Valência
Jorge Mendes é amigo pessoal e assessor de Peter Lim, dono do Valência FOTO: Luís Vieira
As transferências intermediadas pelo empresário Jorge Mendes de jogadores a atuar na Liga portuguesa para o Valência (Espanha) estão a ser investigadas pelas autoridades fiscais espanholas.

De acordo com o jornal espanhol ‘El Mundo’, em causa estão as vendas de Rodrigo, André Gomes, Enzo Pérez, João Cancelo (Benfica) e Danilo Barbosa e Aderlan Santos (Sp. Braga).

Amigo pessoal de Peter Lim, proprietário do Valência, o agente português tornou-se numa espécie de assessor de aconselhamento do magnata de Singapura no que diz respeito à compra de direitos de jogadores para o seu fundo de investimento: a Meriton Capital.

O mercado português tem sido um dos mais apetecíveis. A primeira compra de Lim na Liga foi em janeiro de 2014: Rodrigo e André Gomes. Pelo avançado hispano-brasileiro, a Meriton pagou 30 milhões ao Benfica, sendo que à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários foi declarado um lucro de 13, enquanto 17 serviram para pagamentos a terceiros e comissões. No caso de André Gomes, a compra foi avaliada em 15 milhões, dos quais 9,5 foram para os cofres do Benfica. Nesse mesmo verão, os dois foram cedidos ao Valência, e em junho de 2015 tornaram-se propriedade do clube em troca dos mesmos valores pagos pela Meriton. Este é apenas um exemplo de negócios agora investigados pelo Fisco e cujas diligências incidem na questão dos direitos económicos e comissões desportivas.

Este processo surge na sequência de uma denúncia do antigo vice-presidente do emblema che Miguel Zorío, que deu conta de "presumíveis delitos económicos" cometidos por Lim, Mendes e o ex-presidente Amadeo Salvo.

fisco Jorge Medes Benfica Sp. Braga Valência transferências
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)