Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
4

Futebol motiva corrida às medalhas

Vitória surpreendente dá esperança à delegação portuguesa.
Janete Frazão 6 de Agosto de 2016 às 09:38
Seleção olímpica de futebol entrou com o pé direito nos Jogos Olímpicos e averbou uma vitória no primeiro jogo, frente à poderosa Argentina
Seleção olímpica de futebol entrou com o pé direito nos Jogos Olímpicos e averbou uma vitória no primeiro jogo, frente à poderosa Argentina FOTO: Reuters
A seleção olímpica de futebol deu o pontapé de saída nos Jogos do Rio 2016 com o pé direito, ao conseguir uma vitória algo surpreendente sobre a Argentina, por 2-0, na última quinta-feira. Esta foi uma estreia lusa em grande que serve agora de motivação aos restantes atletas nacionais.

A cerimónia de inauguração dos Jogos do Rio na madrugada portuguesa, com a presença da delegação lusa, foi assim alimentada pelo sonho de fazer história. São 19 dias de competição com 42 modalidades e mais de 11 mil atletas inscritos. Portugal apresenta-se no Rio 2016 com 92 representantes para competir em 16 modalidades. Na história da participação nos Jogos Olímpicos, os portugueses nunca conquistaram mais do que três medalhas (Jogos de Atenas 2004 e de Los Angeles 1984) numa só edição da mais prestigiada competição desportiva do Mundo. O objetivo agora é superar este recorde.

A vitória dos eleitos de Rui Jorge frente à seleção de futebol da Argentina, tida como favorita a uma medalha, renovou a esperança dos atletas lusos. A ambição era limitada, depois de uma convocatória descrita pelo selecionador como "surreal" (contactou 57 jogadores para escolher 18, pelo facto de muitos clubes, ao abrigo das leis da FIFA, se recusarem a ceder jogadores), mas a vitória chegou, e sem grandes dificuldades.
Agora, do futebol à canoagem, passando pelo taekwondo e pelo ténis de mesa, muitas são as esperanças de ver a bandeira portuguesa em plano de destaque nestes Jogos Olímpicos.

Entre os favoritos, as expectativas lusas centram-se em Sara Moreira, Nélson Évora, Patrícia Mamona (atletismo), Rui Bragança (taekwondo), Rui Costa (ciclismo) – estreia-se já hoje – e Fernando Pimenta e Emanuel Silva, a dupla que trouxe para Portugal as únicas medalhas de Londres 2012 (prata no K2 1000, em canoagem). Mas podem surgir surpresas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)