Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
8

Grandes arrecadam 40 milhões de euros

Benfica, Sportinge FC Porto lucram com a participação na Liga dos Campeões.
Filipe António Ferreira e Pedro Carreira 28 de Novembro de 2014 às 22:23
Dragões são recordistas de receitas nesta época
Dragões são recordistas de receitas nesta época FOTO: Montagem

As participações de Benfica, Sporting e FC Porto na edição desta época da Liga dos Campeões já renderam um total de 39,9 milhões de euros aos três clubes portugueses.

Os dragões são aqueles que mais amealharam até agora, com um valor de 18,7 milhões de euros, nos quais nem sequer estão incluídos os direitos televisivos e as receitas de bilheteira. À entrada na fase de grupos (8,6 milhões), comum às três equipas, junta-se, no caso do FC Porto, o dinheiro suplementar ganho com o play-off de acesso (2,1), bem como os 3,5 milhões desde já assegurados com a qualificação para os oitavos de final da prova.

A boa campanha da equipa de Lopetegui na Champions já rendeu 4,5 milhões (quatro vitórias e um empate) na fase de grupos. Tudo somado, os dragões já têm um encaixe muito superior ao do ano passado (11,6), quando atingiram os quartos de final da Liga Europa.

No caso do Sporting, aos 11,1 milhões já alcançados (2,5 pelos resultados obtidos no grupo) podem juntar-se mais 4,5 (total de 15,6), confirmando-se o apuramento para a fase a eliminar da maior prova de clubes da UEFA. Valores excelentes, até porque, na última época, a equipa leonina nem sequer jogou nas competições europeias. Para confirmar a passagem aos ‘oitavos’, o Sporting ‘só’ precisa de empatar em Londres, perante o Chelsea, ou esperar que o Schalke não ganhe na Eslovénia. O Benfica foi o mais prejudicado. Os 10,1 milhões de euros ganhos até ao momento (escassos 1,5 resultam do rendimento da equipa) ficam longe dos 16,6 de 2013/14 (12,1 na Champions e 4,5 pela final na Liga Europa). Desde que Jesus chegou à Luz (2009/10), o Benfica só passou a fase de grupos da Champions numa ocasião (2011/12). 

Benfica Sporting FC Porto Liga dos Campeões Liga Europa Londres Chelsea Jesus desporto futebol
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)