Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
6

Pirata Rui Pinto já está na prisão em Lisboa

Hacker foi extraditado da Hungria esta quinta-feira.
21 de Março de 2019 às 18:36
A carregar o vídeo ...
Avião que transportou o hacker desde a Hungria chegou a Portugal.
O hacker Rui Pinto entrou esta quinta-feira na prisão anexa à Polícia Judiciária, em Lisboa, depois de ter viajado desde a Hungria, onde foi entregue pelas autoridades locais a inspetores da PJ. O pirata informático chegou discretamente ao edifício da Rua Gomes Freire, transportado numa carrinha com vidros fumados.

O avião que transporta o pirata informático chegou, pelas 18h55, a Portugal.

O pirata informático viajou em classe executiva e foi o primeiro a sair do avião, antes de todos os outros passageiros. Está acompanhado, desde Budapeste, pelos elementos da Polícia Judiciária que o foram buscar.

O suspeito de desviar emails do Benfica embarcou no voo da TAP com hora prevista de saída da Hungria pelas 15h25 (hora portuguesa), mas que acabou por deixar Budapeste cerca de meia hora depois.

Rui Pinto foi esta tarde entregue aos inspetores da Polícia Judiciária, no aeroporto de Budapeste.

As imagens captadas pela CMTV mostram o português dentro do autocarro, na pista do aeroporto, prestes a embarcar no avião que o trará para Lisboa esta quinta-feira.

Ouvido na sexta-feira

A extradição para Portugal foi decretada pelo Tribunal Metropolitano de Budapeste, a 5 de março, e confirmada em segunda instância, após recurso de Rui Pinto, que tinha ficado em prisão domiciliária em 18 de janeiro, na capital húngara, na sequência de um mandado de detenção europeu emitido pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).

O suspeito de vários crimes informáticos e de extorsão (no âmbito do processo que envolve o fundo Doyen e o Sporting e que levou a que fosse enviado para Portugal) deverá ser ouvido em primeiro interrogatório judicial esta sexta-feira. Vai pernoitar no estabelecimento prisional anexo à Polícia Judiciária, em Lisboa.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)