Técnico dos encarnados recordou que, nesse período, o clube perdeu "exatamente 11 pontos".
O treinador do Benfica, Jorge Jesus, concordou esta quarta-feira com as palavras do vice-presidente, Rui Costa, quando disse que "a covid-19 não explica tudo" sobre o momento da equipa de futebol, mas frisou que teve responsabilidade.
Questionado sobre as palavras do antigo jogador, numa entrevista dada durante a quarentena do técnico, Jesus concordou que "todos têm de assumir a responsabilidade", mas sublinhou que o surto que afetou o grupo de trabalho 'encarnado' foi "o responsável número um por tirar os jogadores da sua melhor forma".
"Se fizerem uma retrospetiva, vejam, nesse mês e tal, quantos pontos é que o Benfica perdeu. Foram exatamente 11 pontos", frisou o técnico, em conferência de imprensa, no Seixal, em alusão à distância que separa a sua equipa do primeiro lugar, ocupado pelo Sporting.
Nesse sentido, apesar de admitir que nesse período aconteceram coisas que a equipa tem de "assumir" e "não voltar a fazer", lembrou que aquilo que dizem "o presidente, o Rui Costa e o treinador" se deve a saberem que tinham de "fazer melhor", mas garantiu que também sabem porque não o conseguiram fazer.
"Isso tenho eu a certeza absoluta, até mais do que eles, porque eu é que sou o treinador, trabalho com eles todos os dias, ou não, porque estive três semanas e a minha equipa técnica toda doente. Portanto, quem quiser fugir à realidade, pode dizer o que quiser, mas a realidade é esta. Foi só isto? Não. Também houve outros casos que não têm nada a ver com a covid-19 e que podíamos ter feito melhor. Ponto final. Não tenho dúvida nenhuma sobre isso", atirou Jorge Jesus, que revelou ter perdido "seis quilos" devido à doença.
Ainda sobre o surto que afetou o plantel, o técnico mostrou-se satisfeito por voltar a poder contar com todos os jogadores, exceto "[Luca] Waldschmidt, Jardel e André Almeida", por lesões que "não têm nada a ver com covid-19", o que lhe dá a possibilidade de "mexer na equipa com confiança".
Ao plantel, juntou-se recentemente o reforço Lucas Veríssimo, que também já foi infetado pela covid-19 no Brasil, "portanto não vai estar três ou quatro semanas sem competir".
Mas, apesar de ter "uma vantagem" porque "tem estado a jogar", o brasileiro, contratado ao Santos, ainda não vai estrear-se na quinta-feira pelo Benfica, frente ao Estoril Praia, "a não ser que algum dos defesas centrais disponíveis apareça lesionado".
Lucas Veríssimo, por outro lado, "é mais rápido" do que todos os outros jogadores da mesma posição no plantel 'encarnado' e dá "mais segurança" para jogar num sistema de três centrais, porque "está habituado a essa ideia de jogo", mas Jesus frisou que esse sistema não é a sua prioridade neste momento.
"Pode ser num ou outro jogo que possamos achar que ter três jogadores no corredor central nos dará maior posicionamento e equilíbrio, podemos pensar nisso, se calhar mais para os jogos da Liga Europa e menos para os jogos em Portugal", admitiu o treinador.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.