Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
9

João Félix e Dyego Sousa no regresso de Ronaldo à seleção nacional

Cristiano de volta após oito meses e meio de ausência.
Mário Pereira 16 de Março de 2019 às 01:30
Euro 2016
Fernando Santos
Dyego Sousa tem 29 anos
Euro 2016
Fernando Santos
Dyego Sousa tem 29 anos
Euro 2016
Fernando Santos
Dyego Sousa tem 29 anos
Cristiano Ronaldo está de regresso à seleção nacional, da qual se mantém afastado desde a fase final do Mundial 2018, em junho do ano passado. Oito meses e meio de ausência que agora terminam com a convocatória para os jogos com a Ucrânia e a Sérvia, que marcam o arranque da fase de qualificação para o Europeu de 2020.

Na lista de Fernando Santos há mais novidades e até uma surpresa: Dyego Sousa, avançado do Sp. Braga nascido no Brasil há 29 anos mas a jogar em Portugal desde os 18. João Félix (Benfica) e Diogo Jota (Wolverhampton) são estreias absolutas nas chamadas do selecionador nacional.

Fernando Santos optou por não dar grande ênfase à chamada de Dyego Sousa. "Todos os que reúnem as condições para representar a seleção, podem ser convocados a qualquer altura. Chegou agora o momento do Dyego Sousa. É importante ter conhecimento mais perto dos jogadores, além das observações ao vivo nos próprios e nos jogos que vemos em vídeo", disse o técnico de 64 anos.

Também o regresso de Cristiano Ronaldo foi desvalorizado pelo selecionador, tal como sempre fez a respeito das sucessivas ausências do capitão da equipa das quinas nos últimos jogos. "Sabíamos que ele viria nesta fase. É só o melhor jogador do mundo que vai voltar à sua equipa. Qualquer equipa fica sempre mais forte com Cristiano Ronaldo", explicou.

Já sobre o recente hat trick ao serviço da Juventus, que apurou a sua equipa para os quartos de final da Champions, Santos afirmou: "Não me surpreende. Não fez mais do que fez com Portugal frente à Espanha no Campeonato do Mundo. O Ronaldo adora a seleção nacional, sempre deu tudo pela sua equipa e pelo seu país".

Portugal defronta a Ucrânia no dia 22 deste mês (próxima sexta-feira) e a Sérvia no dia 25. Ambos os jogos se realizam no Estádio da Luz, em Lisboa.

Santos quer imitar espanhóis
Vencer o Campeonato Europeu pela segunda vez consecutiva é um sonho que está bem presente na mente de Fernando Santos.

"Só uma equipa o fez, a Espanha, e nós também o queremos fazer. Para isso, temos de manter o espírito de união", frisou. "Antes de dois jogos muito importantes" o selecionador falou em "novo ciclo" e lembrou também que, devido à conquista de 2016, Portugal "tem mais responsabilidade."

"Sinto-me português de coração"
"Nunca esperei que pudesse ser convocado. Fui apanhado de surpresa.", disse Dyego Sousa em declarações ao site do Sp. Braga.

O luso-brasileiro de 29 anos soube da notícia quando estava no balneário com os colegas: "Quando ouvi o meu nome senti alegria, depois chorei, depois liguei para a minha família. Estou aqui para ajudar. Sinto-me português de coração, amo este país, disse o avançado". Dyego nasceu no Brasil e concluiu em 2017 o processo de naturalização.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)