Armand, jovem que representou a PSG Academy no Porto Internacional Cup, foi transportado para o hospital com o nariz partido.
Tudo o que tinha para ser um motivo de festa ao futebol e de união, rapidamente acabou em tragédia. De acordo com o portal 'Unifoot TV', que é também citado pelo jornal francês 'Le Parisien', a equipa sub-15 do PSG Academy foi alvo de insultos racistas e de agressões durante um jogo no Porto Internacional Cup, torneio juvenil que se realizou na cidade da Invicta entre os dias 1 e 5 deste mês. Armand, um jovem jogador de apenas 13 anos, acabou mesmo por ser transportado para uma unidade hospitalar no Porto com o nariz partido.
Segundo as mesmas fontes, a fratura terá acontecido no momento em que o jovem jogador tentou defender os seus companheiros de equipa de insultos, comentários e sons racistas que terão sido alegadamente proferidos por adversários e por alguns pais presentes nas bancadas do Estádio Universitário do Porto.
Apesar de participar no torneio com a camisola do PSG Academy, Armand pertencia ao modesto Montrouge FC 92, que saiu em defesa do seu jovem jogador através de um comunicado assinado pelo presidente do clube, Fernando Alvarez, nas redes sociais:
"O Montrouge Football Club 92 expressa a sua mais profunda indignação e condena com a maior firmeza os atos de racismo e de violência ocorridos durante um torneio internacional. O nosso jovem atleta Armand, que corajosamente saiu em defesa de um colega de equipa vítima de insultos racistas e de sons de macaco, foi agredido e transportado para o hospital após este incidente. Estes acontecimentos são profundamente chocantes e vão contra os valores fundamentais do desporto, do respeito e da convivência que defendemos todos os dias no seio do nosso clube", começou por escrever.
E continuou: "O clube manifesta o seu total apoio ao Armand, à sua família, bem como a todos os jovens jogadores afetados por esta situação. A coragem que demonstrou ao defender um companheiro mostra como o Armand é um jogador exemplar e cheio de valores. O racismo e a violência não têm lugar no desporto nem na sociedade. O futebol deve continuar a ser um espaço de educação, de respeito e de fraternidade."
Antes de terminar, o presidente do Montrouge agradeceu ainda a Nasser Al-Khelaïfi, líder do Paris Saint-Germain, pelo apoio prestado ao clube e ao jovem atleta. "Gostaríamos também de agradecer ao presidente do Paris Saint-Germain, o senhor Nasser Al-Khelaifi, pelo apoio prestado ao nosso pequeno 'montrougien' Armand, és um herói!", conclui.
Em declarações ao 'Unifoot TV', a mãe do jovem jogador mostrou-se totalmente chocada com o que presenciou no torneio no Porto. "Nós adoramos futebol, mas nunca vimos um racismo assim. Ele quis proteger o amigo e acabou nas urgências. As crianças estão todas em choque", disse.
Quanto ao torneio, que no final de tudo isto é menos importante, o PSG Academy, que esteve inserido no Grupo B, juntamente com Leixões, CF São Félix da Marinha e GD São Critóvão, ficou-se pelo 6.º lugar, depois de ter saído derrotado pelos luxemburgueses do FC Differgange no encontro do 5.º/6.º lugares. O grande vencedor em sub-15 foi o Panathinaikos, que superou o FC Foz na final do escalão com um triunfo por 2-0.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.