Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
8

Laboratório escolhido pela Liga para testar coronavírus em jogadores erra resultados

Nos casos do V. Guimarães e do Famalicão, 11 futebolistas testaram positivos, mas apenas se confirmaram dois casos.
Record 23 de Maio de 2020 às 00:26
O jornal 'Expresso' revela na sua edição desta semana que o laboratório escolhido pela Liga para realizar os testes de covid-19 às equipas da Liga NOS errou em alguns diagnósticos, particularmente nos casos do V. Guimarães e do Famalicão, onde dos 11 positivos apenas 2 se confirmaram.

O jornal acrescenta ainda que a empresa que realizou os testes é liderada pelos filhos de Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, e Luís Filipe Menezes, ex-presidente do PSD e da Câmara Municipal de Gaia. 

Em reação à notícia veiculada pelo semanário, a Liga deixou claro que desconhece a existência de qualquer erro de diagnóstico nos testes até agora realizados, "nem por parte de outros laboratórios que estão a prestar serviço de realização destes testes a alguns clubes.". Por isso, garante, "tudo continua a correr como previsto, para o reinício da Liga NOS na data prevista, no que à realização de testes diz respeito."

Ao CM, fonte oficial da Liga de Clubes garantiu que o caso vai ser investigado.

Leia na íntegra o esclarecimento da Liga:

"1 – No sentido de retomarmos as competições profissionais de futebol com todas as medidas de segurança e prevenção para os riscos biológicos do COVID-19 definidas pela Direção Geral de Saúde, a Liga Portugal entendeu haver a necessidade de protocolar com um laboratório, o apoio aos Clubes da Liga NOS e LigaPro (na altura ainda não havia decisão sobre a sua suspensão), nas necessidades inerentes a uma logística complexa de realização de testes de diagnóstico COVID-19.

Foi feita uma consulta exaustiva ao mercado a várias unidades de saúde e unidades laboratoriais. O laboratório que acolheu todas as exigências impostas pela Liga Portugal foi a UNILABS, com reconhecimento nacional e internacional da qualidade do seu serviço e pela disponibilidade de vários postos de colheita em diversos pontos do país, capazes de responder a todos os requisitos que um teste de diagnóstico ao COVID-19 impõe.

Ainda assim, o protocolo celebrado não pressupõe exclusividade e os clubes são livres de realizar os testes com o laboratório que entenderem mais adequado, desde que estes respeitem os critérios e exigências definidas pelas autoridades de saúde. Não há uma obrigatoriedade de realização dos testes com este laboratório em específico.

No final do dia o objetivo da Liga Portugal foi ajudar na operacionalização e realização dos testes, bem como reduzir o encargo financeiro para os Clubes para a realização obrigatória dos testes.

2 – A Liga Portugal não tem conhecimento de nenhum erro de diagnóstico nos testes até agora realizados. Nem por parte deste laboratório, nem por parte de outros laboratórios que estão a prestar serviço de realização destes testes a alguns Clubes. Estão todos a cumprir as normas e indicações das autoridades de saúde.

3 - Tudo continua a correr como previsto, para o reinício da Liga NOS na data prevista, no que à realização de testes diz respeito."

Mais informação sobre coronavírus AQUI.

MAPA da situação em Portugal e no Mundo.

SAIBA como colocar e retirar máscara e luvas.

APRENDA a fazer a sua máscara em casa.

CUIDADOS a ter quando recebe uma encomenda em casa.

DÚVIDAS sobre coronavírus respondidas por um médico

Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)