page view

Liverpool despede-se do 'Eterno Camisola 20'

Diogo Jota era mesmo descrito como uma lenda do Liverpool porque tinha tudo aquilo que os adeptos do clube gostam. “Tinha Raça, tinha entrega e era batalhador”.

06 de julho de 2025 às 01:30
A carregar o vídeo ...

Liverpool despede-se do 'Eterno Camisola 20'

Diogo Jota ganhou muito mais do que o amor dos adeptos do Liverpool, em cinco anos no clube. Ganhou o respeito e a admiração de milhares de adeptos, ganhou uma família e a prova disso são as homenagens feitas em redor de Anfield Road e a música dedicada a Diogo Jota, que tantas vezes foi entoada no interior do estádio e que ecoou nos dias cinzentos e frios que se sucederam à morte do jogador.

Desde que tiveram conhecimento da triste notícia, foram mesmo milhares de adeptos ingleses, não só do Liverpool que regressaram mais cedo a casa, ainda antes da época começar, para se despedirem de um jogador que marcou as pessoas de Liverpool, mas também de clubes adversários, como é o caso do eterno rival Everton, que esteve representado por vários adeptos e que enviou as condolências e flores a partir de Beto (ex-Portimonense) e Chermiti (ex-Sporting), dois jogadores com ligação a Portugal.

Um memorial foi começando a ganhar forma em Anfield e por lá passaram milhares de pessoas que ainda nem acreditam na partida do jogador. Diogo Jota era bastante querido na cidade e no clube e os adeptos não queriam ter sido forçados a despedirem-se dele. Desde Inglaterra enviam as condolências para Portugal e para a família do jogador que deixa o mundo, mas permanece eternamente naquela que foi a sua casa nos últimos cinco anos.

Em Anfield, o Liverpool abriu o livro de condolências para adeptos e simpatizantes deixarem mensagens ou recordações pessoais e rapidamente um mar vermelho de gente juntou-se para elaborar uma bela história de momentos marcantes e testemunhos arrepiantes. O estádio encheu para os ingleses se despedirem de Diogo Jota e o impacto que o jogador teve no clube ficou visivel nas centenas de gestos protagonizados pelos adeptos ao longo das imediações do mítico estádio. Nem a estátua de Bill Shankley (Ex-treinador do Liverpool) escapou às homenagens ao internacional português, até porque os adeptos colocaram cachecóis, camisolas, flores e fotografias à volta da estátua.

Diogo Jota era mesmo descrito como uma lenda do Liverpool porque tinha tudo aquilo que os adeptos do clube gostam. “Tinha Raça, tinha entrega e era batalhador”. Esses atributos não estão à altura de todos e só mesmo um jogador do calibre de Diogo Jota é capaz de ter este impacto num clube gigante e com tanta história.

Momentos marcantes ao longo da temporada, como o golo da vitória no dérbi de Merseyside, fizeram com que Diogo Jota fosse lembrado como uma “lenda”. Um estatuto entregue pelos adeptos, que foram mais longe e lançaram o pedido ao clube para que a camisola 20 fosse eternamente de Diogo Jota. O pedido foi aceite e transformou-se num comunicado oficial, que tornou Diogo eterno e sempre presente em Anfield. Certamente que também ele estará com os adeptos em cada partida e a promessa em Anfield é que no primeiro jogo da época em casa, ao minuto 20, o estádio vai cantar pelo nome de Diogo Jota.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8