Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
9

Lopetegui joga futuro na Luz

Só a conquista do título pode salvar o treinador após derrota na Alemanha.
Filipe António Ferreira 23 de Abril de 2015 às 15:32
Julen Lopetegui tem 48 anos e chegou ao Dragão no início desta época. Foi uma aposta pessoal de Pinto da Costa
Julen Lopetegui tem 48 anos e chegou ao Dragão no início desta época. Foi uma aposta pessoal de Pinto da Costa FOTO: Ricardo Estudante
Julen Lopetegui, treinador do FC Porto, tem no clássico de domingo o jogo mais importante da época e que pode definir o seu futuro no Dragão.

A goleada humilhante sofrida em Munique (6-1) e que ditou o afastamento dos dragões nos quartos de final da Champions veio aumentar a contestação interna ao basco, que nesta época já foi afastado da Taça da Liga e Taça de Portugal.

Lopetegui assinou no início da temporada por três anos, mas a contestação começou logo nos primeiros jogos. A rotatividade do plantel que o espanhol defendia custou pontos importantes, algo que não agradou a adeptos e alguns elementos da SAD (Antero Henrique foi um deles, tal como o CM noticiou). Foi nesta fase que surgiu a derrota caseira com o Benfica (0-2), resultado que pode ter muita influência na atribuição do novo campeão. E também a eliminação caseira na Taça de Portugal (1-3 com o Sporting, igualmente em casa). Mais recentemente, a equipa saiu da Taça da Liga após perder com o Marítimo na Madeira, por 2-1.

Após cada um destes momentos, Pinto da Costa sempre defendeu o técnico. Antes do jogo com o Bayern, o presidente portista mostrou total identificação com o técnico: "Foi uma aposta minha. Estou encantado com o seu trabalho. Espero que continue connosco durante muitos anos." Contudo, o elevado investimento feito esta época (cerca de 50 milhões de euros) e a possibilidade de uma temporada sem títulos deixam Lopetegui encostado à parede.

Ontem, Lopetegui teve uma breve palestra antes da sessão de treino. Segundo apurou o CM, o jogo com o Bayern não foi em momento algum analisado. O espanhol preferiu motivar os jogadores para o clássico.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)