Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
1

Maioria dos portugueses aplaude escolha do novo selecionador

Sondagem Correio da Manhã/Aximage revela que Fernando Santos é o preferido para estar à frente da seleção.
Roni Albino 10 de Outubro de 2014 às 18:53
Fernando Santos em conferência de imprensa
Fernando Santos em conferência de imprensa FOTO: EPA

A maioria dos portugueses (59,7%) considera que Fernando Santos foi uma boa escolha para ocupar o cargo de selecionador nacional, de acordo com uma sondagem Correio da Manhã/Aximage. A opção "má escolha" é, ainda assim, a segunda mais expressiva (20,1%). O que significa que um em cada cinco portugueses preferia ver outro nome no comando técnico da seleção das quinas.


Fernando Santos foi escolhido como substituto de Paulo Bento para comandar os destinos da seleção rumo ao apuramento para o Europeu 2016, depois de uma campanha desastrosa de Portugal no Mundial do Brasil (seleção foi afastada na fase de grupos).


A qualificação para o campeonato da Europa conta agora com mais seleções que as edições anteriores, sendo apurados diretamente os dois primeiros classificados de cada grupo e o melhor terceiro. Há ainda um playoff entre todos os terceiros classificados, do qual saem mais quatro equipas para a fase final. Esta pode parecer à primeira vista uma conta complicada, mas o otimismo reina entre os portugueses. Segundo a sondagem CM/Aximage, a grande maioria dos inquiridos (62,4%) pensa que Fernando Santos vai conduzir Portugal ao apuramento do Euro’16. Apenas 16,6% dos entrevistados não acredita nessa possibilidade, enquanto que 20,8% não tem qualquer opinião.

Ficha técnica
Universo: indivíduos inscritos nos cadernos eleitorais em Portugal com telefone fixo no lar ou possuidor de telemóvel.

Amostra: aleatória e estratificada (região, habitat, sexo, idade, escolaridade, actividade) e representativa do universo e foi extraída de um sub-universo obtido de forma idêntica. A amostra teve 609 entrevistas efectivas: 269 a homens e 340 a mulheres; 142 no interior, 242 no litoral norte e 225 no litoral centro sul; 149 em aldeias, 213 em vilas e 247 em cidades. A proporcionalidade pelas variáveis de estratificação é obtida após reequilibragem amostral.

Técnica: Entrevista telefónica por C.A.T.I., tendo o trabalho de campo decorrido nos dias 1 a 4 de Outubro de 2014, com uma taxa de resposta de 84,1%.

Erro probabilístico: Para o total de uma amostra aleatória simples com 609 entrevistas, o desvio padrão máximo de uma proporção é 0,020 (ou seja, uma "margem de erro" - a 95% - de 4,00%).

Responsabilidade do estudo: Aximage Comunicação e Imagem Lda., sob a direcção técnica de Jorge de Sá e de João Queiroz.

Fernando Santos Paulo Bento Europa Euro'2016
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)