page view

Mourinho desperta o melhor de Richard Ríos

Médio colombiano tem sido aposta ganha do treinador no bom momento do Benfica. Conversas, recurso a vídeos e a tecnologia GPS têm sido decisivos para o técnico transmitir confiança ao jogador.

19 de dezembro de 2025 às 01:30

Quem o viu e quem o vê! É a expressão que encaixa melhor em Richard Ríos, que passou de ‘patinho feio' a 'patrão’ desde que José Mourinho substituiu Bruno Lage no clube da Luz.

É impossível dissociar a melhoria exibicional e de resultados do Benfica da subida de rendimento do craque colombiano. Agora joga, faz jogar a equipa e decide encontros. O técnico é o principal responsável pela mudança da atitude de Ríos em campo. Deu carta branca ao médio para aparecer em zonas de finalização e também descair para as alas.

O tratamento é especial e as conversas são constantes. O CM apurou que Mourinho recorre a vídeos para transmitir força e confiança e também a tecnologia para monitorizar Richard Ríos à distância, através dos dados GPS [aparelho colocado num colete que permite recolher os índices físicos dos atletas nos treinos e jogos]. Este dispositivo serve também para avaliar a necessidade de repouso e a qualidade da recuperação após o esforço físico. Um dos objetivos é prevenir lesões e, neste aspeto, Rios não se pode queixar. É dos futebolistas no mundo com mais jogos em 2025. Ao todo já fez 72 ( inclui Benfica, Palmeiras e seleção colombiana), segundo o site Transfermarkt.

Cada vez mais familiarizado com o clube, o camisola 20 tem reconhecido, junto das pessoas mais chegadas, a importância e a paciência de Mourinho na sua adaptação, apurou o CM. Desde que chegou ao clube, o técnico assumiu a defesa do jogador, de 25 anos, e não se cansou de deixar o alerta. “Joga com um autocolante dos milhões nas costas”. Aliviar a pressão foi o primeiro passo do treinador, que nunca desistiu de despertar o melhor do craque. 

Cinco meses depois da chegada caótica, com dezenas de adeptos eufóricos, ao aeroporto Humberto Delgado, Ríos confirma o estatuto de craque e dá razão a Rui Costa, que desembolsou 27 milhões de euros, valor pago ao Palmeiras. O autogolo em Stamford Bridge, que permitiu a vitória do Chelsea ( 1-0 na Liga dos Campeões), e a presença no festival Sol da Caparica, na véspera do jogo com o Estrela de Amadora, parecem episódios já esquecidos pelos adeptos.

Negócio de Kokçu pode facilitar regresso de Rafa à Luz 

O Besiktas está disponível para negociar com o Benfica a transferência de Rafa Silva no mercado de janeiro. Segundo a imprensa turca, o presidente do clube de Istambul, Serdar Adali, está disposto a libertar o jogador português caso o Benfica abdique dos 10 milhões de euros que ainda tem a receber da transferência de Kokçu, no mercado de verão, por 25 milhões de euros. O Besiktas tenta poupar as duas parcelas de 5 milhões de euros que tem de pagar até 2030. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8