Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
2

Museus de Benfica e FC Porto candidatos a Museu Europeu do Ano

Vencedor será revelado a 9 de abril.
21 de Dezembro de 2015 às 18:47
Museus integram uma lista de 49 candidatos
Museus integram uma lista de 49 candidatos FOTO: Pedro Ferreira/Amândia Queirós
Os museus do Benfica e do FC Porto integram uma lista de 49 candidatos a Museu Europeu do Ano, segundo nomeação do European Museum Forum, responsável pela mais importante distinção da museologia do Velho Continente.

O nome do vencedor, que sucede ao Riverside Museum - Museu dos Transportes da Escócia - será divulgado a 9 de abril, numa cerimónia que se realizará em San Sebastian, em Espanha.

O Museu Benfica - Cosme Damião e o Museu FC Porto foram ambos inaugurados em 2013, o primeiro em julho e o segundo em setembro.

Os EMYA (European Museum of the Year Award - Prémios dos Museus Europeus do Ano) foram criados em 1977, sob os auspícios do Conselho da Europa, como forma de promoção e reconhecimento do trabalho dos museus na preservação e divulgação da herança cultural dos estados-membros da União Europeia.

Em pouco tempo tornou-se uma das distinções mais honrosas dos museus europeus, sendo a nomeação considerada um prémio por si só, ao estilo dos Óscares do cinema.

Na cerimónia serão ainda entregues, entre outras distinções, o Prémio Kenneth Hudson, para o museu mais inovador, e o Prémio Stilletto, atribuído a um museu que nos dois anos anteriores tenha demonstrado grande envolvimento com a comunidade.
Museus Benfica FC Porto futebol
Ver comentários