page view

Nacional 'eficaz' vence Estoril Praia com segunda parte consistente

Resultado de 2-0 deu ao Nacional a primeira vitória na I Liga portuguesa de futebol.

16 de agosto de 2026 às 19:16

O Nacional somou este domingo a primeira vitória na I Liga portuguesa de futebol, ao vencer, por 2-0, na receção ao Estoril Praia, que ficou em inferioridade numérica ainda na primeira parte, em jogo da segunda jornada.

Em partida disputada no Estádio da Madeira, os insulares, que vinham de um empate frente ao Santa Clara (2-2), materializaram o triunfo com golos de Zé Vítor, aos 68 minutos, e Léo Santos, aos 77, já depois de os estorilistas ficarem reduzidos a 10, após a expulsão de Xeka, por acumulação de amarelos, aos 32.

Com este resultado, os comandados por João Gião ocupam provisoriamente a segunda posição, com quatro pontos, ao passo que o emblema lisboeta segue em 15.º, com um ponto, fruto da igualdade na jornada inaugural, ante o Famalicão (1-1).

Enquanto esteve com 11 jogadores, o Estoril foi melhor e dispôs de várias ocasiões, valendo o guarda-redes Renato Marin, que evitou males maiores para os madeirenses.

Aos 21 minutos, foi Xeka, ainda antes da expulsão, a obrigar o guardião brasileiro a grande intervenção, após remate de meia distância.

A seguir, na melhor fase da formação da Linha, André Lacximicant teve uma dupla oportunidade para marcar. Primeiro, aos 26, 'atirou' à figura de Marin, para, no minuto seguinte, voltar a tentar, a partir da esquerda, novamente para defesa do guarda-redes.

Até que, aos 32, surgiu uma enorme contrariedade para o conjunto orientado por Vasco Matos, com o segundo cartão amarelo e consequente expulsão de Xeka.

O médio luso levantou demasiado o pé numa dividida com Daniel Júnior, recebendo, de imediato, uma segunda admoestação e deixando a sua equipa com menos um, com praticamente uma hora de jogo pela frente.

Em vantagem numérica, o Nacional passou a assumir as rédeas da partida e quase abriu o ativo à beira do intervalo, num 'disparo' de longe do defesa Zé Vítor, que falhou o alvo por centímetros.

Após o descanso, o jogo mudou completamente figura, com os 'alvinegros', por fim, a aproveitarem o facto de terem mais um jogador em campo.

Markus Jensen rematou ligeiramente por cima, ao minuto 64, e Filipe Soares falhou por muito pouco um desvio junto à baliza, aos 67, num aviso do que estava para vir.

Logo no minuto seguinte, Zé Vítor, que já tinha rematado de meia distância, voltou a tentar de fora da área, agora com mais eficácia e alguma sorte à mistura, inaugurando, assim, o marcador. A bola ainda desviou nas costas de Tsoungi, deixando Joel Robles sem reação.

A partida ficou praticamente sentenciada pouco depois, aos 77, quando Léo Santos, após pontapé de canto, foi até à frente e saltou mais alto que toda a defensiva contrária, fazendo o 2-0, que se manteve até final.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Boa Tarde

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a sua rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8