page view

Nova polémica com envio de mensagens marca eleições do Benfica

Depois do caso a envolver a candidatura de Noronha Lopes na 1.ª volta, agora foi Rui Costa acusado de enviar propaganda no dia do ato eleitoral.

09 de novembro de 2025 às 01:30

As eleições do Benfica voltaram a ficar marcadas por uma polémica a envolver o envio de mensagens.

A candidatura de Noronha Lopes apresentou um protesto formal à Mesa da Assembleia Geral devido a um vídeo que classificou como propaganda enviado pela candidatura de Rui Costa aos presidentes das Casas do Benfica, em que se apelava à mobilização dos sócios para irem votar. A candidatura de Rui Costa garantiu que a mensagem foi enviada ainda em período eleitoral e não no dia da 2.ª volta. João Marecos, candidato a 'vice' da AG com Noronha, explicou que o timing não é o principal problema, mas sim o "facto particularmente grave" de os destinatários, os presidentes das Casas, serem nalguns casos quem lidera a votação nas secções das suas localidades.

Recorde-se que o Benfica fez uma queixa formal à Comissão Nacional de Proteção de Dados na sequência de uma mensagem enviada pela lista de Noronha Lopes a apelar ao voto no dia da 1.ª volta. Noronha garantiu que os destinatários eram todos seus apoiantes que se tinham inscrito para tal.

Outro caso que marcou a eleição teve a mulher de Manuel Damásio como protagonista. Margarida Prieto foi autorizada a votar sem documento de identificação (era obrigatório com o cartão de sócio) por se tratar de uma figura pública. Essa exceção ficou registada em ata.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8