Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
3

Novo capítulo Ronaldo-Messi marcado para Manchester

Teste complicado para o selecionador luso, Fernando Santos.
16 de Novembro de 2014 às 09:13
O capitão da seleção portuguesa vai voltar a pisar o relvado do mítico Old Trafford
O capitão da seleção portuguesa vai voltar a pisar o relvado do mítico Old Trafford FOTO: Filipe Farinha

Portugal defronta na terça-feira a Argentina, atual vice-campeã mundial de futebol, num particular marcado por novo duelo Ronaldo-Messi e que promete ser um teste bem complicado para o selecionador luso, Fernando Santos.

Quase quatro anos depois do único duelo que protagonizaram com a camisola das respetivas seleções, na altura em Genebra, na Suíça, aqueles que são universalmente reconhecidos como os dois melhores jogadores da atualidade voltam a encontrar-se, desta vez numa 'casa' bem conhecida para Cristiano Ronaldo.

O capitão da seleção portuguesa vai voltar a pisar o relvado do mítico Old Trafford, numa cidade de Manchester em que deixou saudades depois dos seis anos que defendeu as cores do United, entre 2003 e 2009, com vários títulos à mistura, incluindo uma Liga dos Campeões e três campeonatos ingleses.

Talvez pela primeira vez numa longa lista de confrontos, que é composta grande parte por embates entre Real Madrid e FC Barcelona, Ronaldo vai encontrar Messi numa cidade em que é visto como uma verdadeira 'lenda'.

Em fevereiro de 2011, em Genebra, também num particular, a Argentina derrotou Portugal, por 2-1, com Messi e Ronaldo a marcarem para as suas seleções.

Maior desafio em curta carreira

Mas o jogo de Old Trafford acaba por ser bem mais do que o mediático duelo entre Ronaldo e Messi. Com o vice-campeão mundial pela frente, o selecionador português, Fernando Santos, deverá viver aquele que promete ser o seu maior desafio ainda numa curta carreira com líder da equipa das 'quinas'.

Mesmo assim, e depois de uma vitória sobre Arménia (1-0) que deixou Portugal no bom caminho para a fase final do Euro2016, o experiente treinador português deverá aproveitar o particular para promover algumas novas internacionalizações, como por exemplo o guarda-redes Anthony Lopes, os defesas José Fonte e Tiago Gomes e o médio Adrien.

Este será oitavo encontro entre a seleção lusa e a Argentina, sendo que a única vitória portuguesa aconteceu em 1972, por 3-1, num torneio que decorreu no Rio de Janeiro, no Brasil.


Depois do segundo lugar no Mundial 2014, a seleção sul-americana vive ainda os primeiros momentos sob o comando de Gerardo 'Tata' Martino, ex-treinador do FC Barcelona, que para já fez regressar Carlos Tevez à equipa, depois de três anos de ausência.

Além de Tevez e, claro, Messi, o novo selecionador argentino chamou para este particular algumas 'caras' bem conhecidas do público luso, como por exemplo Enzo Perez e Nicolas Gaitan, do Benfica, e Jonathan Silva, do Sporting, que há dias atrás viveu a primeira internacionalização pela sua seleção. Garay (Ex-Benfica) e Otamendi (ex-FC Porto) também poderão defrontar Portugal.

O encontro está agendado para as 19h45 de terça-feira.

Ronaldo Messi Argentina Portugal Fernando Santos
Ver comentários