Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
2

O 'Clássico' em Espanha com mais polícia do que o habitual

Jogo entre Real Madrid-FC Barcelona contará com mais de 2.500 homens.
19 de Novembro de 2015 às 20:32
Fachada do Estádio Santiago Bernabeu
Fachada do Estádio Santiago Bernabeu FOTO: Getty Images
O 'clássico' de sábado da liga espanhola de futebol Real Madrid-FC Barcelona contará com mais de 2.500 homens a garantir a segurança, entre eles 1.200 polícias, seis vezes mais do que o habitual nestes jogos.

A informação foi avançada pela delegada do Governo em Madrid (o equivalente ao Governo Civil em Portugal), Concepción Dancausa, no seguimento de uma reunião de coordenação de segurança para o jogo, na qual participaram responsáveis da Câmara Municipal de Madrid, do Real Madrid e do Metro de Madrid, bem como da Cruz Vermelha Espanhola e da polícia (Brigada Provincial de Segurança Cidadã e da Brigada Provincial de Informação).

Além dos 1.200 agentes da polícia nacional espanhola, estarão presentes em missão de segurança ao jogo 122 polícias locais (mais 42 do que o habitual), 1.195 elementos de segurança privada do Real Madrid, 80 elementos das Emergências de Madrid e 60 da Cruz Vermelha.

O 'clássico' entre Real Madrid e FC Barcelona é um dos eventos desportivos que mais interesse despertam no mundo inteiro, atraindo milhares de turistas à capital espanhola. De acordo com as associações hoteleiras, para o fim de semana do jogo (ao qual deverão assistir no estádio cerca de 80 mil pessoas), os hotéis têm uma taxa de ocupação próxima dos 90%.

O jogo, relativo à 12.ª jornada da liga espanhola, surge uma semana depois dos atentados concertados em Paris (que incluíram uma tentativa falhada de detonar explosivos dentro do Stade de France, quando decorria o particular entre França e Alemanha). Os ataques - conduzidos por terroristas islâmicos - fizeram no total 130 mortos e centenas de feridos.

Barcelona Governo Madrid Cruz Vermelha Real Madrid FC Barcelona futebol
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)