page view

Onda de lesões fragiliza Sporting

Múltiplas ausências na base do início de ano terrível da equipa de Rui Borges, com perda de terreno no campeonato a favor do FC Porto e eliminação da Taça da Liga, um dos objetivos de época.

08 de janeiro de 2026 às 01:30

Tal como aconteceu há um ano, a equipa do Sporting passa por um momento conturbado, com uma onda de lesões que a deixa fragilizada e exposta numa fase crucial da época. Em apenas dois jogos, curiosamente os dois primeiros do ano, o Sporting cedeu um empate (com o Gil Vicente, 1-1) que torna muito complicado o objetivo assumido do tricampeonato e sofreu uma derrota (V. Guimarães), 1-2, que implicou a eliminação da Taça da Liga.

Algumas interrogações se levantaram a respeito do que parece ser mais do que uma casualidade, nomeadamente a questão das lesões musculares que ficam associadas a trabalho de casa mal feito. Contudo, a onda de lesões, que se junta a uma vaga de ausências por motivos disciplinares e presença de jogadores na Taça das Nações Africanas, tem mais a ver com natureza traumática do que muscular. Isso mesmo foi salientado pelo treinador Rui Borges no final do jogo com o V. Guimarães. “As lesões traumáticas são coisas que não controlamos”, explicou. E falou até no que disse ser “um caso de estudo”.

Há um ano o Sporting acabou por resistir à onda de lesões. Nesta época, contudo, o céu parece estar mais cinzento em Alvalade, com os sete pontos de atraso para o líder FC Porto e meio da prova. E ainda exigentes desafios pela frente.

A eliminação da Taça da Liga, sendo um fracasso assumido pelo clube, acaba todavia por dar alguma pausa ao quadro competitivo e uma folga ao processo de recuperação de algumas unidades. O próximo jogo do Sporting será em casa, para o campeonato, com o Casa Pia, no próximo dia 16 (de sexta-feira a uma semana). Tempo que permite dar ritmo a Daniel Bragança e eventualmente recuperar Debast. Quaresma é, para já, uma incógnita. Para esse jogo o Sporting já poderá contar com Gonçalo Inácio ( cumpriu castigo), Geny Catamo e eventualmente Diomande (depende da prestação da Costa do Marfim na CAN. Em contrapartida, Maxi Araújo e Hjulmand dão baixas certas por castigo da liga.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8