Barra Cofina

Correio da Manhã

Desporto
1

País reage à morte de Mário Wilson

São várias as reacções à morte do antigo treinador do Benfica.
3 de Outubro de 2016 às 23:55
Treinador conversa com João Vieira Pinto
Treinador conversa com João Vieira Pinto FOTO: Gerardo Santos 
Pedro Proença recorda "um dos primeiros grandes talentos" do futebol nacional
O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, recordou Mário Wilson, que hoje morreu, como "um dos primeiros grandes talentos", considerando-o "um exemplo para várias gerações".

"Mário Wilson foi um dos primeiros grandes talentos do futebol português, quer enquanto jogador, quer, mais tarde, como treinador e selecionador nacional. Foi um exemplo para várias gerações de profissionais e o seu invejável legado permanecerá na história do futebol português", afirmou o antigo árbitro, citado pelo sítio da LPFP na Internet.

Governo lamenta morte de "grande referência do futebol nacional"
O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, lamentaram hoje a morte de Mário Wilson, considerando-o como "uma das grandes referências do futebol nacional".

"Com um percurso marcante ligado, em especial, ao Sport Lisboa e Benfica -- que fica indubitavelmente mais pobre -- como futebolista, o 'velho capitão' foi também uma referência na Académica de Coimbra, bem como campeão nacional pelo Sporting Clube de Portugal", pode ler-se na nota tornada hoje pública pelo gabinete do ministro da Educação.

Na mesma referem, ainda, que o antigo futebolista, treinador e selecionador nacional "é um nome que se confunde com as conquistas futebolísticas de outros tempos" e endereçam aos amantes do futebol e à família de Mário Wilson, "o moçambicano que Portugal acolheu com carinho e orgulho", as mais sentidas condolências.

João Vieira Pinto recorda grande homem que transmitia paz
O antigo futebolista João Vieira Pinto fez hoje uma última vénia ao "capitão" Mário Wilson, lembrando um grande homem e um ótimo treinador que contagiava todos com a sua força, sabedoria e paz.

"Todos nós temos de fazer uma vénia ao 'capitão'. De facto, onde o 'capitão' estava presente havia força, sabedoria e paz. Quando estávamos ao pé dele sentíamos isso tudo. Recordo-o com muita saudade, tenho muita pena. Sei que a vida é assim, mas quando as coisas acontecem sentimos que não estamos preparados para ver estes seres humanos ir para outra vida", disse o antigo futebolista à BTV.

João Vieira Pinto, que Wilson apelidou carinhosamente como 'menino de ouro' quando o orientou no Benfica, confessou que há recordações que vão ficar para sempre.

"Do 'mister' Mário Wilson vou ficar com muitas e boas, porque foi uma pessoa que me marcou imenso. Ganhei uma Taça de Portugal com ele, fiz questão de festejar com ele, porque quando havia turbulência e ele aparecia as pessoas ficavam mais calmas. Era um grande homem, era um ótimo treinador e foi uma pessoa que me marcou imenso", reforçou.

O atual diretor da Federação Portuguesa de futebol lembrou que a presença do 'velho capitão' era "muito forte" e assumiu que tinha com o treinador que conquistou a Taça de Portugal em 1995/96 uma relação "quase de pai para filho".

Toni diz que morreu o segundo pai e figura incontornável do futebol
Toni emocionou-se hoje a falar de Mário Wilson, considerando tratar-se de uma "figura incontornável" do futebol português e o seu "segundo pai", perante cuja memória se verga.

"Era um homem bom, uma figura incontornável do desporto português. Um treinador que marcou os jogadores que treinou e que partiu. O seu 'filho branco' verga-se perante aquele que foi o seu segundo pai", comentou Toni, com a voz embargada, em declarações à CMTV.

Toni endereçou as primeiras palavras para a família, com a qual disse "partilhar este momento de dor" e lembrou um recente encontro entre ambos.

"As últimas palavras que ouvi dele, há pouco tempo, foram de saudação, já com a voz muito embargada: Toni, Toni, Toni. Há muito tempo que o 'capitão' caminhava para o fim e o meu receio é não ter palavras que traduzam o que sinto por alguém que, se não fosse ele, não estaria aqui", recordou o também treinador.


Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)