page view

Pedro Proença quer criar novo órgão consultivo na FPF liderado por Rui Moreira

Atual presidente da Câmara Municipal do Porto foi confirmado como membro da Comissão de Honra da candidatura de Proença.

07 de janeiro de 2025 às 13:19

A candidatura de Pedro Proença à presidência da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) propõe a criação de um novo órgão consultivo, denominado Conselho Superior, que será liderado por Rui Moreira, divulgou esta terça-feira fonte da candidatura à Lusa.

O atual presidente da Câmara Municipal do Porto foi confirmado como membro da Comissão de Honra da candidatura de Proença e será presidente do novo Conselho Superior, que "integrará individualidades com percurso e forte experiência em vários setores da sociedade, que aportarão à FPF pensamentos, perspetivas externas e independentes em áreas estratégicas".

A mesma fonte explicou que o novo órgão será composto por pessoas propostas pelo presidente da FPF, e nomeadas pela direção do organismo, com o intuito de avaliar o contexto atual do futebol nacional, propor novas estratégias e aconselhar o presidente eleito nas mais variadas áreas.

Além de Rui Moreira, a Comissão de Honra da candidatura de Pedro Proença integra nomes como Carlos Queiroz, antigo selecionador nacional, os ex-jogadores António Simões e Paulo Sousa e Miguel Poiares Maduro, antigo ministro e antigo membro do Comité de Governação da FIFA.

Pedro Proença, líder da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e da Associação de Ligas Europeias, é candidato à presidência da FPF, em que deverá ter como único adversário eleitoral Nuno Lobo, presidente da Associação de Futebol de Lisboa.

A publicação oficial das listas candidatas está prevista para 24 de janeiro de 2025.

As eleições dos órgãos sociais federativos rumo ao quadriénio 2024-2028 estão marcadas para 14 de fevereiro de 2025, numa altura em que Fernando Gomes está em funções desde 17 de dezembro de 2011 e cumpre o terceiro e último mandato permitido por lei.

O escrutínio é constituído por 84 delegados, 29 dos quais por inerência, que incluem os 22 presidentes das associações regionais e distritais, assim como os líderes da LPFP e das estruturas representativas de treinadores, árbitros, futebolistas, dirigentes, enfermeiros e massagistas e médicos.

Além destes, a AG eleitoral da FPF tem mais 55 delegados: 20 representantes dos clubes das competições profissionais, oito das provas não profissionais, sete das distritais, cinco dos jogadores profissionais, cinco dos amadores, cinco dos técnicos e cinco dos árbitros.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8